Feira de Santana

Queimadinha e Campo Limpo entre os bairros que mais registraram homicídios no 1º semestre

A maioria das vítimas tinha idade entre 18 e 25 anos e os horários em que mais houve casos de homicídio são entre 18h e meia-noite.

Andrea Trindade

O número de homicídios registrados em Feira de Santana no primeiro semestre de 2015 reduziu em relação ao mesmo período no ano passado. De acordo com levantamento feito pelo repórter Aldo Matos, foram registrados 211 homicídios no primeiro semestre de 2014,  enquanto no mesmo período em 2015 foram 146. 

Somados a estes números, no primeiro semestre de 2015 ocorreram quatro latrocínios (roubo seguido de morte) totalizando 150 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Já em 2014, com sete latrocínios, o total de CVLIs é de 218. Em relação aos meses, abril foi o mais violento, com 37 homicídios registrados – Maio foi o menos violento.

Dentre as localidades, o bairro Queimadinha foi o que mais registrou homicídios no primeiro semestre deste ano, seguido do bairro Campo Limpo com oito assassinatos e Aviário com sete. No Tanque da Nação, foram registrados seis homicídios e no bairro Três Riachos, foram cinco. Já nos bairros Rua Nova, Mangabeira, Ponto Central, Pedra do Descanso, Sobradinho e Gabriela, quatro pessoas foram assassinadas.

Também ocorreram CVLIs na zona rural de Feira de Santana. Em Humildes, a polícia registrou seis homicídios, em Jaguara três, em Governador João Durval (Ipuaçú) dois, e em Bonfim de Feira, Tiquaruçu e Maria Quitéria um assassinato.

A maioria das vítimas tinha idade entre 18 e 25 anos e os horários em que mais houve casos de homicídio são entre 18h e meia-noite. Os dias da semana em que mais há casos de assassinato são sábado e domingo (fim de semana) e segunda-feira.

O balanço aponta que houve redução no número de autos de resistência no primeiro semestre deste ano, quando 13 pessoas morreram em confronto com policiais. No primeiro semestre do ano anterior foram 19.

Também caiu o número de menores de 18 anos assassinados. Neste ano foram 14 e no primeiro semestre do ano passado foram 25.

Este ano, segundo o levantamento, oito mulheres foram mortas em Feira de Santana, sendo seis a tiros, uma a facadas e uma por espancamento. No primeiro semestre de 2014 morreram sete mulheres.

O número de homens mortos a facadas também reduziu. Neste ano foram registrados 8 casos, enquanto que no primeiro semestre de 2014 foram registrados 13.

O coronel PM Adelmário Xavier, comandante da Região Leste (CPRL) parabeniza os policiais pela atuação no combate ao crime em Feira de Santana, resultado na redução de homicídios, e pede o apoio da comunidade, com denúncias através do 190 (CICOM), disque denúncia da Civil (181) e 0800-284-0011, disque denúncia da Ouvidoria Geral do Estado.