A Base Comunitária de Segurança (BCS) do conjunto George Américo, em Feira de Santana, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (27) com a presença do Governador Jaques Wagner, do Secretário de segurança Pública Maurício Barbosa e do comandante geral da Polícia Militar, Alfredo Braga de Castro.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o governador Jaques Wagner informou que esta é a décima BCS instalada do estado e que a próxima base em Feira de Santana será instalada no bairro Rua Nova, com inauguração prevista para o início do próximo ano.
“Nossa ideia é continuar espalhando mais bases comunitárias de segurança por Feira de Santana e por todo o estado, uma vez que o resultado tem se mostrado extremamente positivo com reduções, depois da implantação, de até 50% do índice de homicídios, nossa preocupação maior”, disse.
Segundo o governador, o sistema da base, inspirado no mesmo das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, tem sido a melhor metodologia para combater os índices de violência nas cidades.
“É evidente que combatemos todo tipo de crime, mas como o que temos de mais sagrado é a vida, o item que é o foco de nossa preocupação número um é a redução dos chamados crimes violentos letais intencionais”, destacou governador. Wagner informou ainda que serão contratados mais 3.500 policiais para atuarem na segurança do estado.
A base
O comandante da BCS, tenente Ermillo Campos, disse ao Acorda Cidade que o trabalho da polícia na base é de 24 horas por dia. São 80 policiais militares e oito viaturas (quatro carros e quatro motocicletas).
“Realizamos patrulhas comunitárias,
objetivando conhecer cada rua,
cada casa e
morador para que as
pessoas saibam que a
polícia está atuando como parceira delas”,
disse o
comandante se
referindo ao trabalho dos
policiais no conjunto que foi ocupado no último dia 18, para a instalação da base,
que contém oito cômodos,
incluído,
salas de
recepção,
monitoramento e de
comando.
Novo Complexo Policial
Secretário Maurício Barbosa
A licitação para a construção do novo complexo policial de Feira de Santana foi retomada e, segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o investimento para as instalações físicas é de R$ 600 mil. Somados a compra de viaturas e contratações de policiais o valor total sobe para em torno de R$ 2 milhões.
“Tivemos problema na primeira licitação que foi deserta e recolocamos a licitação. Agora estamos esperando encontrar a empresa interessada”, disse o governador Jaques Wagner informando que antes do complexo será instalado até dezembro deste ano o setor de telecomunicações da polícia. Informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade