Empresário de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O empresário Jailson Couto Ribeiro, conhecido como Jau Ribeiro, chegou no final da manhã desta quinta-feira (16), acompanhado por policiais do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), no Complexo de Delegacias Investigador Bandeira, no conjunto Jomafa, em Feira de Santana.

De acordo com a Polícia Civil, Jau é o principal alvo da Operação Primus, que tem como objetivo, desarticular uma liderança criminosa que atua no setor de combustíveis no estado, e foi preso em um hotel no município de Lençóis.

Material Apreendido
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Conforme o Acorda Cidade já divulgou, outras três pessoas também tiveram mandados de prisão cumpridos em Conceição do Jacuípe e Feira de Santana, além dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Nas ações também foram apreendidas três pistolas, uma submetralhadora, carregadores, munições e cerca de 10 veículos de alto padrão. Também são investigados 200 postos de gasolina suspeitos, e R$ 6,5 bilhões tiveram o bloqueio solicitado à Justiça.

Segundo apurado pela reportagem do Acorda Cidade, além do empresário, foram presos na manhã desta quinta (16), dois filhos, um cunhado e o irmão de Jau Ribeiro.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o advogado Joari Wagner, que responde por quatro pessoas, informou que ainda não teve acesso ao processo e declarou que os clientes foram pegos de surpresa.

Advogado Joari Wagner
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nesse momento eu vou ocultar os nomes, porque está em sigilo. Eu não vou expor o nome das pessoas, mas até aqui são seis que estão aqui. Desses seis, fui procurado por quatro e a partir daqui eu vou me habilitar nos autos para verificar o que de fato ocorreu. Porque não tivemos acesso a nada, não sabemos por que a operação foi deflagrada e o porquê, os fundamentos da decisão judicial que decretou as prisões. [Eles] estão perplexos, estão surpresos, não sabem ainda. Então, aguardando aí justamente desenrolar a investigação e as informações após termos acesso aos autos do processo”, explicou.

Ainda de acordo com o advogado, o decreto de prisão foi lavrado pela 2ª Vara Criminal de Feira de Santana.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Operação Primus prende sete suspeitos na Bahia; ações ocorrem em Feira de Santana, Conceição do Jacuípe e em mais quatro cidades

Operação Primus mira grupo responsável por adulteração e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.