Bahia

PRE apreende mais de meia tonelada de cocaína e prende suspeito em São Gonçalo dos Campos

O suspeito também vai responder por corrupção ativa, por ter oferecido aos policiais militares, a quantia de aproximadamente mil reais.

Leitura: 5 Minutos
PRE apreende mais de meia tonelada de cocaína e prende suspeito
Foto: PRE/PMBA

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (10), 541 quilos de cocaína encontrados em um caminhão boiadeiro carregado com cebolas. A apreensão ocorreu na BA-502, em São Gonçalo dos Campos. O condutor do caminhão foi preso em flagrante por tráfico de drogas e corrupção ativa, por ter oferecido aos policiais militares, a título de suborno, a quantia de aproximadamente mil reais.

No momento da abordagem, ao parar no posto da PRE, o homem informou à Polícia Rodoviária Estadual que a carga havia saído de Juazeiro. Contudo, durante o interrogatório, o flagranteado, que estava sozinho no veículo, se reservou ao direito de permanecer em silêncio. Com isso, as demais informações sobre destino e origem da cocaína serão apuradas pela Polícia Civil.

Delegado Eudes Aquino
Delegado Eudes Aquino | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A ação dos militares da PRE foi muito exitosa. Ele estaria transportando essa droga da cidade de Juazeiro para as proximidades aqui da cidade de Feira de Santana quando foi interceptado. No momento da ação, o indivíduo ainda tentou oferecer para os policiais militares a quantia de aproximadamente mil reais e os policiais militares, diante do estado de flagrância, trouxeram esse indivíduo para a DTE, onde foi autuado em flagrante pelos delitos de tráfico de drogas e corrupção ativa”, detalhou em entrevista ao Acorda Cidade o delegado Eudes Aquino, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE).

O delegado informou também como ocorreu a apreensão e prisão. “A cocaína estava em um veículo utilizado para transportar animais, um caminhão boiadeiro. Os policiais acharam estranho o fato desse caminhão específico estar transportando cebolas, e a quantidade da carga era muito baixa. Geralmente a pessoa utiliza todo o compartimento do veículo para transportar a carga. O fato de ele também não ter habilitação necessária para a condução daquele veículo aumentou a suspeita, o que levou, portanto, à revista no interior veicular”, explicou o delegado.

Caminhão boiadeiro apreendido
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Polícia Civil suspeita que a cocaína iria abastecer, provavelmente, tanto a cidade de Feira de Santana, como também cidades circunvizinhas. “Foi uma ação exitosa da Polícia Militar que, sem sombra de dúvida, demonstra o empenho das forças de segurança que atuam aqui no nosso município para coibir o crime organizado”, concluiu.

O Acorda Cidade também ouviu o advogado Bruno Falcão, que representa o suspeito. Ele confirmou que seu cliente estava fazendo um deslocamento com o caminhão que foi apreendido e apresentado no Complexo Policial Investigador Bandeira, no conjunto Jomafa, nesta quarta-feira.

“Ele alegou que estava fazendo transporte de cebola e que foi contratado na cidade de Juazeiro, e se reservou ao direito de ficar em silêncio”, disse.

Ainda de acordo com o advogado, o motorista é natural de São Paulo, mas reside em Campo Formoso. A revista no veículo ocorreu principalmente devido à habilitação não correspondente à de caminhão, que é a categoria C.

PRE apreende mais de meia tonelada de cocaína e prende suspeito
Foto: PRE/PMBA

“Até então, ele foi contratado na cidade de Juazeiro e, passando pela blitz no posto, em meados de São Gonçalo dos Campos, na BA-502, foi abordado. Foi detectado que ele estava com habilitação não correspondente ao caminhão e, após a averiguação pela autoridade competente, foi descoberta a questão do entorpecente que foi apreendido”, informou

O advogado informou ao Acorda Cidade também que o flagranteado é natural de São Paulo, mas reside na cidade de Campo Formoso. Sobre o valor que ele receberia para entregar a droga, o advogado afirmou que o suspeito preferiu não revelar. “Ele ficou bastante nervoso, até mesmo pela situação, porque foi a primeira vez. Ele alegou questão de problemas financeiros.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.