As ações ostensivas da Polícia Militar e o trabalho norteado pela inteligência da Polícia Civil ao longo de todo o primeiro semestre de 2025 auxiliou na redução de 53% dos roubos a coletivos. Entre os meses de janeiro e outubro de 2025, se comparado ao mesmo período do ano passado, o percentual representa a diminuição de 231 casos.
Em números absolutos, nos seis primeiros meses de 2025 a polícia baiana registrou 202 casos contra 433 ocorrências no mesmo período de em 2024.
Conforme o comandante do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos de Coletivos (Batalhão Gêmeos), tenente-coronel Carlos Emiliano, a atuação integrada em conjunto com a Polícia Civil, que auxilia na análise criminal e na aplicação efetiva do policiamento nos pontos críticos, foi essencial para a redução desse número.
“A nossa parceria com o sindicato e as empresas de ônibus também garante o sucesso da ação e essa redução expressiva. Além disso garantimos a segurança dos baianos com o reforço do motopatrulhamento e blitze em horários de grande fluxo”, destacou.
De 1 de janeiro a 30 de junho a unidade da PM prendeu 62 pessoas em flagrante, conduziu 82 suspeitos para a Delegacia e apreendeu 11 menores em práticas ilegais nos coletivos. Quatro armas de fogo e 12 brancas foram retiradas de circulação pelos militares.
Destaque para a queda nos números, o trabalho de inteligência da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (Derrc), é diário, de acordo com o titular da unidade, delegado Cleandro Pimenta.
“Seguimos trabalhando diariamente com foco na investigação dos suspeitos que são conduzidos e, principalmente, nos receptadores de celular. Para além disso o fortalecimento da integração com as unidades operacionais, à exemplo da PM, Guarda Municipal e empresas garante esse resultado”, destacou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.