Andrea Trindade
Trinta e sete homicídio foram registrados em Feira de Santana no mês de julho. É o índice mais alto, no período, nos últimos cinco anos, no mesmo período. Entre as vítimas estão 33 homens e quatro mulheres, sendo que três delas foram mortas a tiros e uma a facadas. Quatro menores de 18 anos também estão entre as vítimas.
Além dos 37 homicídios, a polícia registrou um excludente de ilicitude (legítima defesa) totalizando 38 mortes violentas.
A maioria dos assassinatos foi praticado com uso de arma de fogo – Dois homens foram mortos a facadas e os demais a tiros. Além dos homicídios, também foram registradas seis mortes em decorrência de ação policial. Não houve latrocínio (roubo seguido de morte).
Julho foi o segundo mês mais violento deste ano, e os bairros com mais registros foram centro da cidade e Mangabeira.
Número de homicídios em áreas das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs):
64ª CIPM – 05 homicídios
65ª CIPM – 08 homicídios
66ª CIPM – 14 homicídios
67ª CIPM – 11 homicídios
O coronel Luziel Andrade, comandante do Policiamento Regional Leste (CPRL), informou que o policiamento na cidade foi reforçado e que o índice alto de homicídios em julho pode ser uma consequência da onda de homicídios do mês anterior.
“Intensificamos as operações, modificamos a forma de abordagem nos bairros e identificamos os alvos informados pela Polícia Civil, que possuem mandados de prisão em aberto”, informou o comandante do CPRL destacando que houve um aumento no número de armas apreendidas nas últimas semana.
Levantamento feito pelo repórter Aldo Matos do Acorda Cidade