Andrea Trindade
Trinta e dois homicídios e um latrocínio (roubo seguido de morte) foram registrados no mês de julho em Feira de Santana. No mesmo período no ano passado, foram registrados 47.
O índice aponta uma redução de mortes, no comparativo entre os meses de julho de 2012 e 2011, no entanto o número ainda é considerado alto, principalmente no comparativo dos sete últimos meses no ano. Enquanto 213 pessoas foram assassinadas de janeiro a julho do ano passado, 262 foram mortas neste mesmo período neste ano.
De acordo com o levantamento feito pelo repórter Aldo Matos do programa Acorda Cidade, em julho de 2012, das 32 vítimas de homicídio, 30 eram homens, dentre os quais 29 foram vítimas de tiros, 15 foram assassinados por homens usando motocicleta e seis eram menores de 18 anos. Ainda em relação aos homens mortos neste período houve duas mortes a facadas, uma por espancamento e um latrocínio.
Ainda de acordo com o levantamento, também em julho de 2012 duas mulheres foram assassinadas a tiros e quatro homens morreram em confronto com a polícia (auto de resistências).
De acordo com o delegado Ricardo Brito, coordenador regional de polícia, a maioria dos crimes está relacionada ao tráfico de drogas. Com o objetivo de reduzir o número de mortes violentas, as polícias Civil e Militar de Feira de Santana intensificaram os trabalhos na cidade visando coibir o tráfico para consequentemente evitar números maiores de assassinatos.