
A Polícia Civil da Bahia, por meio da 1ª Coorpin/Feira de Santana, realizou, na manhã desta segunda-feira (15) a Operação Guardiões da Vida Animal – Fase 2, com foco no combate aos crimes de maus-tratos contra animais.
Equipes da Gatti e da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana realizaram diligências em diversos pontos da cidade no âmbito da operação.
Durante as ações, as equipes chegaram a um imóvel aparentemente abandonado, localizado no Bairro Brasília, onde foi encontrado um cão sem acesso à água e alimentação, em evidente estado de vulnerabilidade, extremamente magro e com sinais aparentes de doença.

Com o apoio de representantes da OAB/BA, da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, do Centro de Controle de Zoonoses e de uma Associação de Proteção Animal, foi realizado o resgate do animal.
No momento da abordagem, os policiais ofereceram água e ração ao cão, que demonstrou extrema debilidade, arrastando-se até o alimento e ingerindo água com urgência.
Após o resgate, a proprietária do animal compareceu ao local, adotando postura hostil e questionando a atuação policial. Ao ser indagada sobre a situação do cão, alegou que havia se mudado para um apartamento e que teria deixado o animal sob os cuidados de um parente, o qual compareceria ao local a cada dois dias para fornecer água e comida.

Diante das evidências de maus-tratos, foi dada voz de prisão em flagrante à autora, que foi apresentada à Central de Flagrantes (Cenflag), onde lavrou-se o Auto de Prisão em Flagrante.
O animal foi apreendido e entregue, mediante termo, à presidente de uma associação de proteção animal do município, garantindo sua integridade física e cuidados necessários.
A Polícia Civil da Bahia reforça seu compromisso com a proteção da vida animal e o combate rigoroso aos crimes de maus-tratos, destacando a importância da atuação integrada entre instituições públicas e entidades da sociedade civil.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.