Andréa Trindade
Após denúncias anônimas, a equipe do Pelotão Tático Móvel, da Polícia Militar, desarticulou na tarde de ontem (9), uma quadrilha que fraudava o Seguro Desemprego, em Feira de Santana.
O escritório de contabilidade onde o golpe era aplicado, foi estourado na Rua Desembargador Filinto Bastos, centro da cidade e 15 pessoas foram conduzidas à delegacia, onde foram ouvidas e liberadas. Entre elas, o técnico em contabilidade e proprietário do escritório, Manoel Fernandes de Brito e o acusaso de ser o mentor da fraude, Jonatas Santos Almeida que serão indiciados e responderão o inquérito em liberdade.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
Carteiras de trabalhos, CPUs, talões de cheques, cartões de créditos falsificados, centenas de documentos pessoais e mais de 50 unidades de Cartão Cidadão e do Bolsa Família, foram apreendidas.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
O policial Queiroz, que comandou uma das guarnições da PM, disse ao Acorda Cidade que a equipe flagrou cinco pessoas no escritório. Elas estavam emprestando os nomes para que os estelionatários fizessem as falsificações. O policial disse ainda que o proprietário do escritório foi visto numa casa loteria sacando o seguro e recebeu a voz de prisão logo após sair do local.
Ainda de acordo com o militar, os estelionatários criaram uma empresa fantasma, onde empregavam pessoas por alguns meses e as demitiam para que elas dessem entrada no Seguro Desemprego. Posteriormente, os funcionários "laranja" recebiam o Cartão Cidadão e entregavam para os estelionatários. Eles recebiam apenas a primeira parcela e as demais eram sacadas pelos estelionatários. (Informações do repórter Aldo Matos do programa Acorda Cidade)
Fotos: Aldo Matos