Feira de Santana

Polícia investiga furto de lacres de placas de veículos e comércio ilegal em Feira de Santana

A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana já está investigando os furtos com a finalidade de prender acusados.

Aldo Matos

O furto de lacres de placas de automóveis (selo) vem crescendo em Feira de Santana e várias queixas foram registradas no Complexo Policial Investigador BandeiraOs locais de maior incidência sãoConjunto Jomafa, a rua Adenil Falcão, bairros Ponto Central, Kalilândia e Brasília, na praça do Fórum, na avenida Getúlio Vargas, na rua J J Seabra e no conjunto Sérgio Carneiro.

Valmy de Souza Menezes, morador do bairro Ponto Central, prestou queixa na delegacia e informou que o veículo dele, um Fiat Puntoteve o selo da placa furtado no bairro onde mora.

Lígia Maria Galdino dos Santos, que mora no bairro Sim, também teve o selo da placa do veículo Fox furtado, na Praça do Fórum, e Maurício Santana de Oliveira, morador do bairro Lagoa Salgada, passou pela mesma situação com seu veículo Corolana avenida Getúlio Vargas.

Em entrevista  ao Acorda Cidade, o  coordenador daCiretran (Circunscrição Regional de Trânsito), inspetor Silvio Dias, afirmou que o Detran Bahia tem sido muito criterioso ao selar placas de veículos e usado requisitos exigidos para garantir a segurança. Segundo elecriou-se um comércio paralelo e ilegal destes selos.

“Hoje para selar uma placa é necessário que o proprietário e o veículo estejam naCiretran ou, no caso do veículo novo,  um credenciamento nas concessionárias onde é possível fazer a selagem. Não  outro meio. Pessoas passaram a furtar esses selos na cidade e selam os veículos fora daCiretran, de forma ilegal”, disse o coordenador.

O lacre custa R$ 23,00 e está sendo comercializado por um valor muito menor.  Segundo informações, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana está investigando os furtos com a finalidade de prender acusados.

Policiais militares do Moto Centro 64, sob o comando do soldado Marcone Conceição, apresentaram um acusado de comercializar lacres. Ele está preso no Conjunto Penal de Feira de Santana.

Jonas Lima Oliveira, 25 anos, que reside no conjunto Jomafafoi encontrado pelos policiais com cinco lacres, além de um alicate que era usado para cortar os arames. O flagrante foi lavrado pela delegada Luciene Bugia  e uma fiança foi arbitrada em R$ 3.390,00, mas não foi recolhida em cartório.

A legislação

De acordo com artigo  230, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado constitui infração  gravíssima. O condutor fica sujeito a multa e apreensão do veículo.

O parágrafo 1º do artigo 115 informa que os caracteres das placas serão individualizados para cada veículo e o acompanharão até a baixa do registro, sendo vedado seu reaproveitamento.