
Na tarde desta quinta-feira (11), a Polícia Federal participa da realização do Exercício Simulado de Escala Real (Eser), no aeroporto de Porto Seguro, em conjunto com a Segurança da Aviação Civil (AVSEC) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O exercício considera a realidade do aeródromo, explorando as áreas de maior vulnerabilidade, sendo simulado uma Ameaça de bomba em instalações aeroportuárias. A PF montará uma sala de crise, focando na negociação e na atuação do Comando de Operações Táticas – COT/PF com seu grupo tático e antibomba.
“Avisamos à população local que mantenham a calma, pois trata-se apenas de uma SIMULAÇÃO, sem riscos para o tráfego de pessoas e de voos já programados”, declarou a PRF.
Trata-se de treinamento de grande relevância para o setor de segurança, que tem como principais objetivos:
- Avaliar a execução dos Procedimentos e meios de Acionamento/fluxograma de comunicação;
- Aferir Tempo Resposta dos integrantes;
- Avaliar o Preenchimento do formulário de Avaliação de Ameaça de Bomba;
- Avaliar a Classificação da ameaça de bomba;
- Avaliar a Infraestrutura (Sistema de Comunicação, CFTV e Instalações);
- Avaliar o Controle de Acesso ao Sistema de Credenciamento; e
- Avaliar a Utilização de simulacros (armas e bombas), considerando se a implantação foi de forma discreta, para o bom andamento do exercício.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.