A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana (DEIC/1ª Coorpin), deflagrou uma operação que desarticulou uma organização criminosa que aplicava golpes pela Internet em todo o Brasil. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e dois de prisão.
O grupo mantinha um escritório e “call center” em um apartamento de alto padrão no bairro Kalilândia. Documentos obtidos pela investigação revelam que o imóvel foi alugado pelo valor de R$ 6 mil mensais, o que demonstra o alto volume de transações que o grupo conseguia realizar mensalmente.
Os criminosos anunciavam no Instagram produtos como relógios, joias, roupas e perfumes de marcas famosas. Após o pagamento, as vítimas eram bloqueadas e nunca recebiam a mercadoria. O foco principal eram vendas no atacado para lojistas e microempreendedores de todo o Brasil.
Desde 2021, os golpistas fizeram centenas de vítimas em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e vários municípios da Bahia.
Como o grupo não fazia vítimas em Feira de Santana, não havia registro de BO na DRFR de Feira. Contudo, a ação é fruto de ação de inteligência da DRFR (DEIC/1º Coorpin), que atua de forma ininterrupta mapeando movimentações suspeitas na cidade, identificou o grupo e levou à desarticulação da ORCRIM e prisão dos envolvidos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram