Investigação

Polícia conclui investigações de chacinas ocorridas em Feira de Santana e Jequié; mandante foi preso em Alagoas

Leitura: 4 Minutos
Polícia conclui investigações de chacinas ocorridas em Feira de Santana e Jequié; mandante foi preso em Alagoas
Foto: Arquivo/Ed Santos/Acorda Cidade

Foi preso na quarta-feira (24), em Alagoas, o acusado de comandar uma chacina em Jequié que deixou seis mortos, todos da mesma família, entre eles uma criança e uma gestante. Ele também está envolvido em uma chacina que ocorreu em um bar, na Rua J.J. Seabra, no centro de Feira de Santana, em agosto de 2023, quando outros quatro ciganos foram assassinados. Todas as vítimas das duas chacinas eram da mesma família.

Conforme informou o delegado Roberto Leal, coordenador de Polícia de Jequié, Diego Cigano foi preso durante uma abordagem policial.

“A Polícia Militar se deparou com uma caminhonete e, quando determinou que ela parasse para ser abordada, o veículo acabou empreendendo fuga. Houve uma perseguição e conseguiram deter o condutor, que foi identificado como Diego Cigano. Ele é o mandante da chacina de Jequié, onde seis pessoas de uma mesma família foram mortas, inclusive uma criança de sete anos e uma mulher que também estava grávida”, informou o delegado ao Acorda Cidade.

Segundo ele, com a prisão de Diego, a Polícia Civil concluiu a investigação do caso em Jequié, uma vez que os demais suspeitos de envolvimento já estão presos.

“Ele era o mandante. O policial militar que atuou como intermediário, responsável por contratar os executores, já está preso. O executor e o motorista do veículo utilizado no crime também estão presos”, afirmou.

O delegado informou ao Acorda Cidade que o crime foi motivado por vingança. O conflito começou na cidade de Alagoinhas, entre membros de uma família da comunidade cigana, após uma denúncia de furto de gado, na qual um parente denunciou o outro.

O delegado acrescentou que Diego Cigano é acusado de pelo menos 11 homicídios a partir desse conflito.

“Temos registradas as investigações que apontam o envolvimento de Diego Cigano com 11 homicídios, sendo seis aqui em Jequié. Essa chacina ocorreu no mesmo ano, na cidade de Feira de Santana, onde quatro ciganos foram mortos. Além disso, houve a morte de um cigano em Rafael Jambeiro, três dias antes da chacina em Jequié. As duas pistolas que nós encontramos na fazenda de Diego, em Itapicuru, no norte da Bahia, deram positivo tanto para os crimes em Jequié quanto para os crimes em Feira de Santana e em Rafael Jambeiro”, relatou o delegado ao Acorda Cidade.

Roberto Leal afirmou que todos os crimes têm relação. “São todos da mesma família, as vítimas tanto de Feira de Santana e Jequié, quanto a de Rafael Jambeiro, e todas estavam envolvidas neste mesmo conflito.”

O homicídio em Rafael Jambeiro teve como vítima Iomar Barreto Cabral, natural de Feira de Santana e também pertencente à comunidade cigana. Ele foi encontrado morto no km 493 da BR-116 Sul, dentro de um veículo Corsa, no banco do motorista, e apresentava marcas de tiros nos braços e no rosto. Veja aqui a matéria na época.

De acordo com o delegado, Diego Cigano está em Alagoas e vai a júri popular. “O processo dele já está bem adiantado. Provavelmente este ano o júri de Jequié ocorrerá, onde ele responderá juntamente com as outras pessoas envolvidas. O motorista do veículo confessou todo o fato e sua participação neste crime, então nós estamos apenas aguardando a conclusão do processo com júri popular, em Jequié”, disse.

Além desses casos mencionados, há outras mortes que estão sendo investigadas como crimes executados pelo mesmo grupo. “Inclusive, a mulher de um senhor que morreu aqui foi assassinada no estado de São Paulo, também motivado por essa briga. Todos esses fatos estão sendo apurados e com certeza serão elucidados.”

Leia também:

Ciganos baleados dentro de bar no centro de Feira de Santana; 4 pessoas morreram

Jovem é assassinado dentro de carro na BR-116 sul, em Rafael Jambeiro

Chacina: corpos de criança, grávida e idoso são enterrados; outras 3 vítimas tiveram corpos liberados pelo IML