A Polícia Civil da Bahia, por meio da 2ª Delegacia Territorial , realizou diligências nesta quinta-feira (09) que resultaram na apreensão de armas, munições e acessórios, além da prisão de dois indivíduos por porte ilegal de arma de fogo, acessórios e munições além de equiparação ao comercial ilegal de arma de fogo exercido em residência.
A ação ocorreu após investigação iniciada a partir de denúncia anônima que apontava para atividades ilícitas em um imóvel. Segundo informações apuradas, o local era utilizado para conserto clandestino de armas de fogo, prática proibida por lei.
Durante a verificação, após autorização dos moradores, os policiais encontraram carregadores, munições de diversos calibres (.38, .45, .40, 9mm e 380), carcaça de arma e pistola calibre .380, além de uma caixa de ferramentas específica para manutenção de armamentos. O responsável pelo imóvel, identificado como R.S.N. , admitiu realizar reparos em armas, alegando que estava “obrigado pelo crime”.
Enquanto a equipe realizava os procedimentos, um segundo indivíduo, J. W. L .D., chegou ao local conduzindo uma motocicleta e portando uma mochila. Na abordagem, foram encontradas duas armas de fogo calibre .38 (marcas Taurus e Rossi), sem autorização legal para porte. Diante da situação, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, conforme o artigo 14 da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).
Os envolvidos foram conduzidos à 2ª DT, onde foram instaurados os respectivos Autos de Apreensão em Flagrante. As armas, acessórios e munições foram apreendidos para serem submetidos à perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A investigação seguirá para identificar possíveis possuidores das armas de fogo apreendidas e aqueles que se utilizavam do serviço de manutenção ilegal de arma de fogo, visando desarticular toda a rede envolvida na prática criminosa.