
A Polícia Civil, com o apoio do Centro de Zoonoses e de Ongs e protetores de animais, iniciou nesta terça-feira (11) uma operação de combate dos maus-tratos aos animais em Feira de Santana. A ação visa resgatar animais em situação de vulnerabilidade e, responsabilizar os executores da prática, que é crime no Brasil.
De acordo com o Coordenador Regional da 1ª Coorpin, o delegado Rafael Almeida, quatro equipes da polícia estão nas ruas para averiguar inúmeras denúncias recebidas.
“Essas denúncias têm correspondido à verdade, ou pelo menos aos indícios de que realmente há crimes de maus-tratos contra animais”.

O delegado acompanhou presencialmente dois casos flagrados no bairro Tomba, em locais diferentes. Em um dos lugares, havia uma espécie de curral, instalado na zona urbana. Uma equipe do Centro de Zoonoses, também fez a constatação de que o ambiente não era positivo para os animais.
“No primeiro local que a gente foi, no bairro do Tomba, a gente já verificou uma área urbana, mas que é usada como se fosse um curral, uma área para criação de animais de grande porte, e lá também havia um animal de pequeno porte, um cachorro amarrado em condições precárias, sem comida. Inclusive a água usada para os animais de grande porte no local vem de um local que recebe da chuva, então totalmente imprópria”, contou.
O responsável pelo local, fugiu e está sendo buscado pelas equipes policiais. Em outro local no mesmo bairro, uma cadela foi encontrada em situação insalubre, dessa vez, um homem foi flagranteado e está preso.
“Uma pessoa que é ligada a entidades, ONGs que cuidam dos animais recebeu a denúncia e imediatamente nós conseguimos constatar também maus-tratos a um pequeno cachorro. O animal sozinho dentro de casa, sem alimento, e com dejetos fecais, também com doenças de pele”.

O delegado explicou que o flagrante é incontestável, e ainda contou com testemunhas confirmando a situação. Os animais foram recolhidos para receber os cuidados necessários, e serão colocados para adoção.
Cerca de 40 denúncias chegaram ao conhecimento da Polícia Civil, algumas são flagrantes, outras exigem mais tempo de investigação.
“Nós temos casos aí, que são casos de envenenamento à gatos em vários condomínios da cidade. Então vamos à esses condomínios verificar realmente se tem ocorrido, se há indícios desses envenenamentos, desses maus-tratos que terminam com a morte desses animais. Então são investigações que vão ser desenvolvidas”, afirmou.
Defesa da causa animal
A protetora de animais Viviane Tavares explica que o trabalho de proteção se mostra cada vez mais necessário na sociedade. Essa é uma função voluntária que é assumida para identificar e denunciar todas as formas de violência contra o animal, bem como promover a educação da sociedade e oferecer uma melhor qualidade de vida para os animais.

“O abandono, não alimentar, deixar exposto no sol ou amarrado, que hoje está considerado crime, deixar na corrente. As pessoas precisam se educar e se informar de que os animais sofrem e sentem como a gente. Então ele precisa de um lugar acolhedor, de um lugar que ele não sinta tanta dor”.
Nesta terça-feira, Viviane percorreu diversos bairros junto com a polícia para averiguar denúncias.
“Foram vários bairros, Tomba, Conceição, Mangabeira, Jardim Acácia, Rua Nova, Gabriela… Tem um cão que estava amarrado bem magro e com sede, com fome há dias”, relatou.
Viviane foi quem recebeu uma das denúncias do bairro Tomba, ela relatou que de acordo com as informações obtidas, o animal estava convivendo dentro da sujeira, lixo e fezes há meses.
A protetora conta que as Ongs e voluntários fazem o que podem, mas a causa precisa de apoio governamental para que se alcance mais resgates.
“A gente precisa de um apoio do governo, precisa de um espaço para acolher esse animal. Então eu hoje estou representando os protetores, estão superlotados e não tem a questão financeira para arcar com todas as despesas. É preciso que o governo esteja presente junto com a gente”, pontuou.
Denúncias sobre situações de maus tratos contra os animais podem ser feitas ligando para o número 190.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.