Operação Brincar com Fogo

Polícia apreende mais de 100 mil fogos de artifício em residência em Santo Antônio de Jesus

Segundo a Polícia Civil, durante a operação, também foram apreendidas mil espadas já prontas para comercialização,

insumos explosivos e fogos de artifício apreendidos
Foto: Divulgação/Ascom- PCBA

Mais de 122 mil unidades de fogos de artifício, além de armas, munições e toneladas de insumos explosivos, foram apreendidos durante a Operação Brincar com Fogo, realizada nos dias 14 e 15 de maio em três municípios do Recôncavo Baiano. A operação, que contou com a participação da Polícia Civil da Bahia e de diversas instituições, teve como foco o combate à fabricação e ao comércio clandestino de artefatos pirotécnicos às vésperas do período junino.

O destaque da ação foi a apreensão de mais de 100 mil fogos de artifício encontrados em uma residência no bairro Maria Preta, em Santo Antônio de Jesus. No mesmo endereço, os agentes localizaram munições de calibres .380 e .38.

insumos explosivos e fogos de artifício apreendidos
Foto: Divulgação/Ascom- PCBA

Segundo a Polícia Civil, durante a operação, também foram apreendidas mil espadas já prontas para comercialização, uma espingarda artesanal e cerca de uma tonelada de materiais utilizados na produção dos fogos.

Todo esse material foi encontrado em uma estrutura improvisada em área destinada originalmente à agricultura familiar. Segundo as autoridades, o local era utilizado para a fabricação ilegal de espadas que seriam vendidas durante os festejos juninos.

insumos explosivos e fogos de artifício apreendidos
Foto: Divulgação/Ascom- PCBA

A Polícia Civil informou que parte dos artefatos já foi destruída, e outras duas toneladas de materiais explosivos serão incineradas em pedreira autorizada.

Coordenada pela Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), a operação teve caráter preventivo e repressivo. O objetivo foi identificar fábricas irregulares, locais de armazenamento e comércio de fogos de artifício clandestinos, que representam riscos à segurança da população e, em muitos casos, utilizam mão de obra de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Operação Brincar com fogo - insumos explosivos e fogos de artifício apreendidos
Foto: Divulgação/Ascom- PCBA

A ação conjunta atendeu a uma sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos e foi articulada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com participação da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Polícia Federal (PF), Exército Brasileiro (EB) e outros órgãos.

As investigações continuam, e os responsáveis pelos materiais apreendidos poderão responder por crimes relacionados à posse irregular de explosivos, armas e munições, além de outros delitos previstos na legislação brasileira.

insumos explosivos e fogos de artifício apreendidos
Foto: Divulgação/Ascom- PCBA

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.