PM apreende armas com cinco indígenas durante patrulhamento em Itamaraju
Foto: Reprodução / Redes sociais

Cinco indígenas foram flagrados portando armas de fogo durante uma ação policial realizada na sexta-feira (9), no município de Itamaraju, no extremo sul da Bahia. O material foi apreendido, mas o grupo acabou sendo liberado pela Polícia Militar após a guarnição ser cercada por outros indígenas.

Segundo informações divulggadas pelo g1, a ocorrência aconteceu durante um patrulhamento ostensivo da Força Integrada no Trevo do Parque do Descobrimento, nas imediações do Córrego da Barriguda. A região está com o policiamento reforçado desde outubro, após a morte de dois homens (pai e filho) em um conflito envolvendo indígenas.

Durante a ação, os policiais abordaram um veículo ocupado por cinco pessoas e encontraram duas armas de fogo, sendo um revólver e uma garrancha. Diante da situação, os ocupantes do carro foram inicialmente detidos.

Ainda conforme informações, os militares decidiram liberar o grupo após serem abordados por um grande número de indígenas. Em nota, a PM informou que a decisão levou em conta o risco à integridade física dos policiais e de terceiros, além da distância da localidade, do horário noturno e da limitação de apoio imediato. A corporação também destacou que solicitou reforço de outras guarnições da Força Integrada e da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itamaraju).

Os indígenas foram identificados e todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Territorial de Itamaraju. A Força Nacional, que atua no reforço da segurança na região, não participou da ocorrência.

A TV Bahia informou que tentou contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), mas não obteve resposta até a publicação da reportagem.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.