Acorda Cidade
Este ano o carnaval de Salvador vem com uma novidade que promete trazer mais segurança para o folião. Trata-se de um recurso tecnológico chamado Body Worn. Preso na farda dos policiais, o equipamento com forma semelhante a um celular, capta imagens e sons, e transmite o material em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Com as informações, a central pode enviar reforços e remanejar as guarnições policiais com mais agilidade.
De acordo com o comandante responsável pelos portais de abordagem, Major André Borges, o Body Worn também serve como um sistema de monitoramento da qualidade de serviço. “O projeto inicial dispõe de nove câmeras espalhadas em todos os portais, com o objetivo de coletar informações. As filmagens geram transparência das ações tanto para respaldar o serviço do policial, como para garantir mais agilidade nas operações”.
A foliã Vanessa Buque chegou à cidade para a festa e se sentiu mais segura com a atuação dos portais de segurança. “Muito bacana a abordagem, dificulta as algazarras. Sem as barreiras, as pessoas podem entrar com qualquer coisa na bolsa, já com o portal de segurança, muita coisa é evitada.”
Segurança Pública
Os baianos e turistas que estão curtindo o Carnaval da Bahia 2018 contam com a proteção de mais de 25 mil policiais e bombeiros militares nos sete dias de festa. Em Salvador, além de cuidar da segurança nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, as polícias Civil, Militar, Técnica e o Corpo de Bombeiros também estarão presentes nos carnavais de bairro.
Os Portais de Abordagem, que há dois anos ajudam a restringir o acesso de objetos considerados de riscos
aos circuitos, foram reestruturados. Este ano, 42 acessos oficiais, com controle rígido do que entra na festa, estarão disponíveis, com revistas pessoais e o auxílio de detectores de metais.