Deputado Binho Galinha
Deputado Binho Galinha | Foto: Ascom ALBA/AgênciaALBA

O Deputado Estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, é alvo de uma nova denúncia do Ministério Público da Bahia (MPBA). Além dele, são apontados outros 12 suspeitos, investigados por integrar uma organização criminosa que atua há mais de uma década em Feira de Santana e municípios vizinhos.

O documento que foi protocolado nesta quinta-feira (30), reforça a atuação do parlamentar, como o líder do grupo criminoso.

De acordo com informações apuradas pelo Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade, a denúncia prevê uma nova imputação contra os suspeitos, em face de novos fatos revelados pelas operações “El Patrón” e “Hybris”, deflagradas pela Polícia Federal e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

O MPBA detalha que os fatos estão tipificados nos mesmos crimes pelos quais o deputado já foi incriminado anteriormente, por práticas delitivas reiteradas mesmo após a primeira denúncia.

A promotoria justifica no entanto que “não se configura dupla imputação, uma vez que se trata de fatos distintos, ainda que relacionados à mesma tipificação penal, desde que haja continuidade delitiva após o marco interruptivo representado pelo recebimento da primeira denúncia”.

O documento, que foi obtido pelo Bahia Notícias, reforça a manutenção da operação da organização criminosa mesmo após o início das operações. Os dados foram compartilhados a partir de uma ação conjunta com outras instituições, a exemplo da Polícia Federal, e da quebra de sigilos bancários.