Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus
Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus | Foto: Redes Sociais

Nesta quarta-feira (8), o Ministério Público da Bahia (MPBA) denunciou à justiça, três policiais militares envolvidos na morte de Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus, de 19 anos, no bairro de Engomadeira em Salvador. O caso aconteceu no dia no dia 13 de abril deste ano. O Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), do MPBA, também solicitou a decretação da prisão preventiva dos denunciados.

Os PMs, que integram o Pelotão de Emprego Tático Operacional da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (Peto/CIPM), foram denunciados pelo crime de homicídio, cometido por motivo torpe, com emprego de meio que resultou em perigo comum e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. As investigações apontam que a jovem foi atingida com um tiro pelas costas, enquanto os policiais atiravam contra um homem em fuga desarmado, no meio de um beco do bairro.

As apurações apontam que o crime ocorreu numa tarde de domingo. Os policiais teriam avistado o homem andando em via pública durante a patrulha e tentado abordá-lo. Ao perceberem que ele estava saindo do local, adentrando o beco, os PMs começaram a correr e atirar na sua direção “mesmo sem qualquer prévia agressão contra a guarnição ou qualquer risco oferecido a terceiros”.

Ana Luiza foi atingida enquanto descia as escadarias da via em direção à sua casa. Os PMs, “mesmo tendo a clara visão da presença de Ana Luiza andando pelo beco, persistiram com a ação, assumindo o risco de provocar evento morte, mesmo de terceiros”. O homem evadiu, não sendo mais localizado e nem identificado. Segundo a denúncia, os policiais tentaram forjar uma suposta situação de confronto armado com acionamento do Centro Integrado de Comunicações da PM e solicitação de reforço.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.