Acorda Cidade
Noventa pessoas podem estar envolvidas num golpe contra o seguro-desemprego em Itapetinga, arquitetado por Dernivaldo Rodrigues Santos, o “Dênis”, 42 anos, dono da micro-empresa JD Produções Artísticas Ltda, preso em flagrante por investigadores da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal na mesma cidade. Três mulheres que acompanhavam o golpista na agência bancária, na sexta-feira (9), foram conduzidas com o líder do esquema para a carceragem da 21ª Coorpin.
O delegado Marcus Vinícius de Morais Oliveira, coordenador da 21ª Coorpin, autuou Dernivaldo Santos, Dali Santos Silva, 30, Janemeire Salgado Pereira, 28, e Ivany Carmina Maia, 53 anos, por crime de estelionato, tendo apurado que o empresário fazia saques do seguro-desemprego usando as carteiras de trabalho de pessoas que não estavam de fato empregadas. Dernivaldo simulava as contratações e demissões e, em seguida, dava entrada no benefício, apropriando-se de 40% do valor do seguro.
As prisões de “Dênis” e das três mulheres que tinham falsos contratos de trabalho na JD Produções, ocorreram após a gerência do banco informar à polícia que estava suspeitando da micro-empresa , que com pouco mais de um ano de atividade já acumulava 90 demissões. O delegado Marcus Vinícius, que conduz as investigações, vai interrogar todos os falsos empregados da empresa que sacaram indevidamente o benefício, a maioria deles residentes em Itapetinga. A unidade da Polícia Federal, em Vitória da Conquista, foi acionada.