Feira de Santana caiu de posição na lista das cidades mais violentas do Brasil. O movimento, que indica uma redução nos assassinatos, é considerado positivo por especialistas na área de Segurança Pública. O ranking classifica os municípios com base na taxa de crimes violentos para cada 100 mil habitantes.
Apesar da redução, os 361 assassinatos que ocorreram ao longo de todo o ano passado garantiram que Feira de Santana permanecesse ainda entre as 10 cidades mais violentas do país. O Brasil possui 5.570 municípios, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na quinta-feira (24), Feira de Santana, cidade conhecida como Princesa do Sertão, saiu da 6ª posição em 2023, quando possuía uma taxa de 74,5, para a 10ª posição em 2024, com uma taxa de 65,2 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Com base na análise das últimas três edições do anuário, é possível constatar que, de maneira geral, todas as cidades presentes nas listas das mais violentas tiveram uma redução significativa na taxa de homicídios de 2023 para 2024. Neste último levantamento, a Bahia ocupa cinco posições no ranking.
Para além da presença constante de municípios baianos nas últimas três listas das cidades mais violentas de todo o país, chama atenção que, neste ano, o Anuário de Segurança Pública indica que 16 das 20 cidades mais violentas de todo o Brasil estão no Nordeste.
A Bahia
Segundo a última edição do Anuário, a Bahia está na 2ª colocação na lista dos estados mais violentos do Brasil, perdendo apenas para o Amapá. A classificação dos estados na lista, assim como a dos municípios, ocorre com base na taxa de mortes violentas para cada 100 mil habitantes.
Leia Também:
Bahia possui cinco das 10 cidades mais violentas do Brasil; confira a lista
Mais de 360 pessoas foram assassinadas em Feira de Santana em 2024
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram