Indicador de Violência

Mesmo com redução nos homicídios, Feira de Santana permanece entre as 10 cidades mais violentas do país

Apesar da redução, os 361 assassinatos que ocorreram ao longo de todo o ano passado, garantiram a Feira de Santana um lugar na lista.

Feira de Santana
Foto: Reprodução

Feira de Santana caiu de posição na lista das cidades mais violentas do Brasil. O movimento, que indica uma redução nos assassinatos, é considerado positivo por especialistas na área de Segurança Pública. O ranking classifica os municípios com base na taxa de crimes violentos para cada 100 mil habitantes.

Apesar da redução, os 361 assassinatos que ocorreram ao longo de todo o ano passado garantiram que Feira de Santana permanecesse ainda entre as 10 cidades mais violentas do país. O Brasil possui 5.570 municípios, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Gráfico: Departamento de Arte / Acorda Cidade

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na quinta-feira (24), Feira de Santana, cidade conhecida como Princesa do Sertão, saiu da 6ª posição em 2023, quando possuía uma taxa de 74,5, para a 10ª posição em 2024, com uma taxa de 65,2 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Gráfico: Departamento de Arte / Acorda Cidade

Com base na análise das últimas três edições do anuário, é possível constatar que, de maneira geral, todas as cidades presentes nas listas das mais violentas tiveram uma redução significativa na taxa de homicídios de 2023 para 2024. Neste último levantamento, a Bahia ocupa cinco posições no ranking.

Tabela: Departamento de Arte / Acorda Cidade

Para além da presença constante de municípios baianos nas últimas três listas das cidades mais violentas de todo o país, chama atenção que, neste ano, o Anuário de Segurança Pública indica que 16 das 20 cidades mais violentas de todo o Brasil estão no Nordeste.

A Bahia

Segundo a última edição do Anuário, a Bahia está na 2ª colocação na lista dos estados mais violentos do Brasil, perdendo apenas para o Amapá. A classificação dos estados na lista, assim como a dos municípios, ocorre com base na taxa de mortes violentas para cada 100 mil habitantes.

Leia Também:

Bahia possui cinco das 10 cidades mais violentas do Brasil; confira a lista

Mais de 360 pessoas foram assassinadas em Feira de Santana em 2024

6 bairros correspondem a 40% do total de homicídios registrados em Feira de Santana em 2024; veja o ranking

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram