Polícia Militar da Bahia | Foto: SSP-BA
Polícia Militar da Bahia | Foto: SSP-BA

O major Jorge Freitas, comandante da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) destacou, ao Acorda Cidade, os dados estatísticos de 2025. De acordo com o oficial, Feira de Santana registrou uma redução de 32% nos homicídios. Enquanto que o índice na região leste registrou uma queda de 22%.

A taxa de redução de 32% representa o menor número de homicídios desde 2007. 

“Falando especificamente da 65ª CIPM, que está inserida nesse contexto, tivemos redução de homicídio pelo segundo ano consecutivo. Nossa área de atuação compreende a região sul de Feira de Santana, incluindo bairros como Tomba, Muchila, Calumbi, Aviário, Viveiros, Santa Mônica, Brasília, Lagoa Salgada, além de toda a extensão da Avenida Nóide Cerqueira, entre outras localidades”.

O major também abordou as comparações entre os anos anteriores. Segundo ele, em 2024, a redução foi de 22% em relação a 2023.

“Já em 2025, alcançamos nova redução, desta vez de 23% em relação a 2024, o que representa, no acumulado, uma queda de aproximadamente 40% quando comparamos 2025 com 2023 que foi o nosso ano base”.

Outro ponto abordado foi de uma ocorrência feita na noite de quarta-feira (7), no qual foram aprendidas uma pistola, tabletes de maconha, cocaína, balança de precisão e uma muda de maconha, nas imediações da Nóide Cerqueira.

Major Jorge Freitas, 65ª CIPM
Major Jorge Freitas, 65ª CIPM – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Atividades

O oficial Jorge Freitas também falou sobre as atividades exercidas pela 65ª CIPM no ano de 2025. De acordo com o major, a companhia realizou 395 conduções de pessoas às delegacias, por delitos como perturbação de sossego, furto, roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, estupro e homicídio.

Das 395 conduções, 161 resultaram em prisões de flagrante e 159 em termos  circunstanciais de ocorrência.

“Para você ter uma ideia da dimensão da nossa atuação, foram 9.373 ocorrências atendidas ao longo de 2025. Destaco ainda a apreensão de 56 armas de fogo, 19 simulacros, 103 ocorrências de apreensão de drogas, recuperação de 191 veículos furtados ou roubados e o cumprimento de 20 mandados de prisão”.

Além disso, chamou atenção para o segundo ano consecutivo de aplicação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que beneficiou 646 estudantes do ensino fundamental das redes municipal e particular. Assim como o programa de qualificação continuada da Polícia Militar da Bahia (PMBA), que capacitou 179 policiais. 

“Pois nós temos a convicção de que um profissional mais qualificado presta um serviço melhor ao cidadão”, afirmou o oficial, que reforçou que os treinamentos são realizados na própria unidade.

Apoio da tropa e do CPR-L

Por fim, o major Jorge Freitas agradeceu ao suporte do Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L), que é um dos comandos regionais da PMBA e é o órgão superior responsável por coordenar as unidades operacionais da região leste, incluindo a 65ª CIPM. Assim também como enalteceu a tropa da companhia, na qual ele comanda.

“Tenha certeza, cidadão, se não conseguimos evitar todos os delitos, que muitas vezes são reflexo de inúmeras mazelas sociais, não é por falta de empenho, estratégia ou dedicação. Seguimos incansáveis na luta contra o crime, muitas vezes inclusive combatendo praticamente sozinhos. Em 2026, já conversamos a todo vapor. Então, seguimos firme no nosso desiderato, na nossa missão”.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.