Mais de 300 pessoas foram mortas em Feira de Santana em 2013; veja relação de bairros
A cidade de Feira de Santana foi uma das que mais conseguiram reduzir o número de homicÃdios no estado da Bahia, ocupando o primeiro lugar em ações de combate à violência.
O número de homicídios em Feira de Santana no ano de 2013 reduziu em relação a 2012, mas ainda é considerado alto.
De 1º de janeiro a 31 de dezembro foram registrados 329 homicídios e 12 latrocínios (roubo seguido de morte), totalizando 341 crimes violentos letais intencionais. No mesmo período em 2012 ocorreram 413 homicídios e 18 latrocínios, o que equivale a uma redução de 88 mortes.
A cidade de Feira de Santana foi uma das que mais conseguiram reduzir o número de homicídios no estado da Bahia, ocupando o primeiro lugar em ações de combate à violência. A presença da Base Comunitária de Segurança (BCS) no conjunto George Américo, que estava entre os locais mais perigosos da cidade, contribuiu com a redução significativa de assassinatos no bairro. Em 2013, cinco pessoas morreram no conjunto citado.
De acordo com o levantamento feito pelo repórter Aldo Matos, do programa Acorda Cidade, os três bairros mais violentos do ano foram Queimadinha, com 19 homicídios, Rua Nova (17) e Mangabeira (15). Na zona rural de Feira de Santana, Humildes foi o distrito mais violento. No local oito pessoas foram executadas. (veja a relação de homicídios por bairro abaixo).
Dentre as vítimas de crimes violentos letais intencionais registrados na cidade no ano passado, 310 eram do sexo masculino, dentre os quais 36 eram menores de 18 anos e 77 foram mortos por homens usando motocicleta (Em 2012, foram 41 menores assassinados e 129 pessoas mortas por homens de moto). A maioria dos homens foi vítima de tiros (288) e os demais de facadas (11).
Parte significante das vítimas tinha idade entre 18 e 25 anos. Segundo o levantamento, 119 jovens foram vítimas da violência na cidade, conforme tabela a seguir:
No ano passado, 22 mulheres foram assassinadas, sendo que 16 delas foram mortas a tiros, quatro a facadas e duas estranguladas. No mesmo período no ano passado 19 mulheres foram mortas.
Número de homicídios por bairros
Queimadinha – 19 homicídios.
Rua Nova – 17 homicídios.
Mangabeira – 15 homicídios.
Santo Antonio dos Prazeres – 13 homicídios.
Tomba e Centro – 12 homicídios cada.
Conceição e Baraúnas – 11 homicídios cada.
Ponto Central e Aviário – 10 homicídios cada.
Pedra do Descanso – 09 homicídios.
Feira X – 08 homicídios.
Gabriela, Jardim Cruzeiro, Papagaio e São João – 07 homicídios cada.
Conjunto Fraternidade – 06 homicídios.
Subaé, Santa Mônica, Serraria Brasil, Liberdade, Parque Ipê, Conj. Feira VII, Campo Limpo e George Américo – 05 homicídios cada.
Distritos
Humildes – 08 homicídios.
Maria Quitéria – 05 homicídios.
Governador João Durval (Ipuaçú) – 04 homicídios.
Tiquaruçu, Jaguara e Jaíba – 03 homicídios cada.
Matinha – 02 homicídios.
Homicídios por mês
Janeiro -17 homicídios
Fevereiro – 31 homicídios
Março – 21 homicídios
Abril – 28 -homicídios
Maio – 23 homicídios
Junho – 33 homicídios
Julho – 32 homicídios
Agosto – 22 homicídios
Setembro -34 homicídios
Outubro – 27 homicídios
Novembro – 25 homicídios
Dezembro – 36 homicídios
Dezembro
Em dezembro de 2013 foram assassinadas 36 pessoas – 33 homens e 3 mulheres – e nenhum latrocínio foi registrado. Já em dezembro de 2012 foram mortas 30 pessoas. Dentre as pessoas assassinadas em dezembro de 2013, seis eram menores de idade e dez foram mortas por pessoas usando motocicleta. Dos homens mortos, 32 foram assassinados a tiros e um a facadas. Em relação às mulheres, uma foi assassinada a facadas, uma a tiros e uma foi estrangulada.
Em dezembro também ocorreram três autos de resistência. Veja a seguir o número de homicídios por bairros e por Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), no último mês do de 2013.
Veja a relação de bairros e distritos que registraram crimes em Dezembro de 2013
Gabriela e Campo Limpo – 03 homicídios cada.
Subaé, Ponto Central, Mangabeira, George Américo, Conjunto José Ronaldo, Sim, Santo Antônio dos Prazeres – 02 homicídios cada.
São João, Eucalipto,Tomba, Olhos D’Água, Conjunto Fraternidade, Capuchinhos, Tanque da Nação, Sobradinho, Lagoa Salgada, Muchilla, Baraúnas, Conjunto Homero Figueiredo – 01 homicídio em dezembro cada.
Distritos de Humildes e Matinha – 01 homicídio em dezembro cada.
Homicídios por áreas das CIPMs em dezembro de 2013
64ª – 01 crime
65ª -14 crimes
66ª – 10 crimes
67ª -11 crimes
Dados levantados pelo repórter Aldo Matos do programa Acorda Cidade.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade