Mais de quatro anos após um crime que chocou a Bahia durante os festejos juninos, o influenciador digital e empresário Iuri Santos Abraão, conhecido como Iuri Sheik, foi absolvido pelo júri popular. O julgamento aconteceu nesta terça-feira (20), no Fórum Desembargador Wilde de Lima, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, e durou quase 10 horas — começou por volta das 8h da manhã e só terminou no início da noite.
Iuri era acusado de matar o empresário William Oliveira, conhecido como Will, com dois tiros, durante uma discussão no São João de 2019. O crime, que teve grande repercussão na época, ocorreu no dia 23 de junho. A vítima ainda foi socorrida e levada ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos.
A expectativa da família de Will era de que os sete jurados reconhecessem a gravidade do crime e dessem uma resposta contundente à sociedade. “A família quer justiça, não quer vingança. Quer que os jurados digam que em Santo Antônio de Jesus há justiça, que um fato gravíssimo como esse não pode passar em branco”, afirmou o advogado Vivaldo Amaral, que representa a família da vítima, em entrevista ao Blog do Valente, parceiro do Acorda Cidade.
No entanto, mesmo com protestos do lado de fora do fórum — onde populares chamavam Iuri de “assassino” em coro —, o conselho de sentença optou por absolvê-lo. O influenciador chegou a cumprir um ano e cinco meses de prisão preventiva, mas desde então vinha respondendo ao processo em liberdade, após decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que concedeu habeas corpus.
Durante o julgamento, os jurados ouviram diferentes versões dos fatos que Iuri apresentou ao longo dos anos. Em entrevista ao Blog do Valente, ele afirmou estar em um momento de lazer na cidade no dia do crime e lamentou o fato: “Infelizmente, aconteceu o que aconteceu”.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.