Polícia

Integrante do Almanaque do Departamento de Homicídios da Bahia é preso

Apontado como autor de, pelo menos, 10 assassinatos na região da Mata Escura, em Salvador, “Dente de Prata” foi detido, na madrugada de 22 de junho

Acorda Cidade

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Jorge Figueiredo, anunciou, nesta quinta-feira (10), a prisão de mais um integrante do Almanaque de homicidas. Trata-se de Vicente Lucas Santos do Espírito Santo, o “Dente de Prata”, de 24 anos, o sétimo capturado desde que o livreto foi criado pelo departamento, há quatro meses.

Apontado como autor de, pelo menos, 10 assassinatos na região da Mata Escura, em Salvador, “Dente de Prata” foi detido, na madrugada de 22 de junho, por uma guarnição da Polícia Militar, em Candeal, distante 171 quilômetros da capital, depois de se envolver numa briga, na Praça Matriz da cidade. Conduzido à Delegacia Territorial (DT) de Serrinha, foi constatado que se tratava de um integrante do almanaque.

Já recolhido ao Conjunto Penal de Serrinha, “Dente de Prata” tinha um mandado de prisão preventiva em aberto, cumprido pelo coordenador da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha). Ele foi expedido pela 2ª Vara do Tribunal do Júri, em janeiro de 2013, pelo homicídio de José Narciso Ferreira.

PRISÕES E MORTES

O primeiro integrante do Almanaque do DHPP preso foi Bruno Dória de Jesus, o “Bruno Ranço”, 23, em 21 de março, por investigadores da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), no bairro São Caetano. Em 25 de março, equipes do DHPP, do Departamento de Narcóticos (Denarc) e das Rondas Especiais da Polícia Militar (Rondesp/RMS), prenderam na localidade de Porto Santo, na Ilha de Itaparica, João Carlos dos Santos Cardoso, o “JC”, 27 anos.

O terceiro integrante do Almanaque a cair foi Charles Luciano de Jesus, o “Chal”, 22. Ele foi preso, em nove de abril, por investigadores da DH/Central, na 2ª Travessa Saturno, em Pernambués. Já Anderson Costa dos Santos, o “Olho de Gato”, 28, foi preso em seguida, na cidade de Feira de Santana.

Em 8 de maio, Fabrício Costa dos Santos, 27, apontado como um dos líderes do tráfico de drogas na localidade do Beco do Sabão, na Liberdade, foi morto durante troca de tiros, na Rua 3 de Maio, no Sieiro. Ele foi assassinado pelos comparsas, com cerca de 30 tiros, por ter rompido com a quadrilha.

Adelmo dos Santos, o “Dedéu”, 30, morto no Bairro da Paz, no dia 30 de março, em confronto com a polícia, e Gutemberg Santos Farias, o “Guto”, 20, este assassinado no município de São Felipe, durante troca de tiros com policiais civis e militares, após assaltar dois estabelecimentos comercias da cidade, também integravam o Almanaque do DHPP.

O quinto integrante capturado foi Jéferson Silva Bispo, o “Vasques” ou “Gereba”, de 24 anos. Ele foi localizado na madrugada de 10 de maio, em Tancredo Neves, por policiais da 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Sussuarana).

Já Paulo Vinícius Nunes dos Santos, o “Índio”, de 23 anos, teve o mandado de prisão temporária cumprido no dia 17 de maio, por policiais da 82ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/CAB). O criminoso foi flagrado com um revólver calibre 38, municiado e três celulares, em um ponto de ônibus, na Avenida Paralela.