Acorda Cidade
O titular da 1ª Delegacia Territorial (DT), em Barreiras, delegado Francisco Carlos de Sá, instaurou dois inquéritos para apurar o suposto consumo de droga na carceragem da unidade, cujas imagens circulam na Internet, e as causas da intoxicação de um grupo de detentos, que consumiu uma bebida feita com cascas e restos de frutas fermentadas.
Quatro presos que aparecem no vídeo, supostamente consumindo maconha, já foram identificados e serão ouvidos pelo delegado. O celular utilizado para gravar o vídeo foi apreendido durante recente revista na carceragem, onde os policiais encontraram, ainda, outros celulares e facas de fabricação artesanal, conhecidas como chunço.
A investigação também vai esclarecer se a entrada desse material no complexo policial ocorreu durante visitas íntimas ou em meio à alimentação trazida por familiares dos presos. As duas situações atendem orientação judicial, com a conivência da pastoral carcerária.
Os inquéritos vão apurar também se houve o envolvimento de algum servidor da unidade nas ocorrências. Caso haja indicativo, nesse sentido, será aberto um processo administrativo disciplinar (PAD) ou uma sindicância.