Andrea Trindade
Foram registrados em janeiro deste ano, 17 homicídios em Feira de Santana. No mesmo mês no ano passado, foram registrados 34, o que equivale a uma redução de 50% no índice de mortes violentas no período. É também o índice mais baixo nos últimos cinco anos, conforme tabela a seguir.
De acordo com o coronel Adelmário Xavier, comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste), a redução do número de mortes personalísticas é atribuída ao combate ao tráfico de drogas da cidade, motivo da maioria dos crimes, e ao trabalho em conjunto das Polícias Civil e Militar, através de operações extensivas nos bairros e no centro.
O coronel também destacou o aumento das viaturas e o reforço no armamento dos policiais. “Está sendo realizado um trabalho bem estruturado com a Polícia Civil, além disso a força de vontade dos policiais militares está proporcionando um resultado positivo que começa a aparecer. Quero crer que daqui para frente a gente consiga manter essa redução”, declarou Adelmário destacando também a importância das abordagens que culminam na apreensão de armas e prisão de acusados de tráfico.
Crimes
Das 17 vítimas de homicídios de janeiro, todas eram do sexo masculino, sendo que 15 delas foram mortas a tiros, uma a facadas e outra a pauladas. Destas vítimas, seis foram mortas por homens que estavam em motocicletas.
Entre os bairros que mais registram assassinato em janeiro deste ano, o Jardim Cruzeiro foi o mais violento. No local foram registrados três mortes. No bairro Mangabeira, considerado o mais violento de 2011, houve dois homicídios e no bairro Rua Nova também foram registrados dois homicídios.
Os bairros Subaé, 35º BI, Gabriela, conjunto Amazonas, centro da cidade, Brasília, conjunto Fraternidade, Conceição, Coronel José Pinto e Baraúnas registram um crime, cada.
Informações do repórter Aldo Matos do programa Acorda Cidade