Feira de Santana

Homens de moto atiram contra pessoas em seresta; nove são baleados

As pessoas estavam em uma seresta no bairro Pampalona, sendo atingidas por tiros, provavelmente de revólveres calibre 38, e foram socorridas para a policlínica do conjunto George Américo.

Daniela Cardoso e Ney Silva
 
Os profissionais de saúde que estavam de plantão na policlínica do Conjunto George Américo, em Feira de Santana, tiveram muito trabalho para atender pessoas baleadas na madrugada desta segunda-feira (10). Segundo informações apuradas pela equipe do Acorda Cidade, por volta de 1 hora da madrugada, nove pessoas foram levadas para aquela unidade de saúde. Elas estavam em uma seresta no bairro Pampalona, sendo atingidas por tiros, provavelmente de revólveres calibre 38. 
 

 
De acordo com Carmem Novais, gerente da policlínica, a madrugada foi muito agitada, mas a equipe de plantão estava bem preparada com dois médicos e mais equipe de enfermagem. Segundo ela, dos nove baleados, sete sofreram ferimentos leves, sendo que Leonardo Souza de Queiroz, 22 anos, com ferimentos mais graves, foi levado para o Clériston Andrade e o adolescente Leomário Souza da Cruz, 16 anos, encaminhado para o Hospital Estadual da Criança (HEC).
 
“Todas as pessoas que deram entrada aqui nesta policlínica tiveram um bom atendimento e foram transferidas para unidades de saúde ou liberadas para suas casas”, afirmou Carmem Novais. Ela confirma que quando isso acontece, o plantão fica muito intenso, pois além das pessoas baleadas, parentes das vítimas costumam ir até a unidade de saúde para buscar informações sobre o estado de saúde delas.
 
Os disparos, efetuados contra as pessoas que estavam na seresta, ocorreu em uma área que não é de responsabilidade da base comunitária do George Américo, mas os policiais que estavam de plantão foram acionados para a policlínica e para o local onde foram deflagrados os tiros. 
 

 
O tenente Elsimar, sub-comandante da base comunitária, informou que os policiais trabalham de plantão em parceria com a policlínica, demais unidades de saúde e entidades do bairro. Segundo ele, ao tomar conhecimento de que várias pessoas foram baleadas e levadas para a policlínica do George Américo, a polícia foi acionada para verificar o que aconteceu. “Estivemos presentes na policlínica e constatamos que tinham várias pessoas atingidas com tiros de raspão e que duas delas, baleadas com maior gravidade, já tinham sido levadas para hospitais da cidade.
 
De acordo com Elsimar, a preocupação dos policiais foi evitar que pessoas invadissem a policlínica e causassem tumulto. Ele disse que logo que tomou conhecimento da confusão na seresta, acionou o Sicom (Sistema Integrado de Comunicação) e obteve apoio de viaturas da 65ª CIPM e apurou-se no local que houve uma briga generalizada e que dois homens em uma moto chegaram à seresta e efetuaram diversos disparos atingindo várias pessoas.