Andrea Trindade
Foi condenado a 24 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, no Conjunto Penal de Feira de Santana, Edmário Carlos dos Santos Oliveira. Ele foi julgado ontem (8), no Fórum Desembargador Filinto Bastos, por ter matado com um tiro a filha de um ano, Ana Beatriz da Silva Santana, e tentado matar, também a tiros, a ex-mulher Ediene da Silva Santana, no dia 02 de setembro de 2014, no bairro Subaé, em Feira de Santana.
Após o crime, segundo a denúncia, ele ainda perseguiu e atirou contra Jean Santana Leal, filho de Ediene, de outro relacionamento. Apesar da tentativa, Jean não foi atingido.
Pelo homicídio da pequena Ana Beatriz, a juíza Márcia Simões Costa aplicou uma pena de 15 anos e dois meses de reclusão e pela tentativa de homicídio contra Ediene da Silva Santana, a pena de nove anos e oito meses de reclusão.
Promotora Semiana Cardoso (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)
A promotora Semiana Silva de Oliveira Cardoso considerou a pena justa. “A promotoria ficou satisfeita com resultado porque as vítimas que foram lesionadas, Ana Beatriz, que faleceu, e sua genitora, que teve lesões gravíssimas, tiveram a justiça realizada hoje. A pena é sim adequada ao caso. Embora 24 anos seja muito tempo, pela gravidade do crime é uma pena justa”, declarou a promotora ao Acorda Cidade.
Para o advogado Paulo Antônio Vilaboim, o réu não teve intenção de matar e embora compreenda a decisão dos jurados, acredita que eles não reconheceram a tese de homicídio privilegiado.
"Efetivamente ele não teve a intenção de matar. A decisão deu a entender que ele foi condenado por dois homicídios consumados. Eles acertaram na tentativa de homicídio. Em relação a menor, foi usada a tese do privilégio, homicídio culposo, e homicídio simples e em relação ao jovem houve a negativa de crime porque ele efetivamente não atirou no mesmo”, defendeu.
Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade
O crime
De acordo com a polícia, por volta das 18h40 do dia 02 de setembro de 2014, Edmário Carlos de Oliveira se desentendeu com a ex-mulher Ediene da Silva Santana, 40 anos, por ter ganhado na Justiça a posse de uma casa, na Rua Sandra Santana, no Parque Nova América, bairro Subaé.
Edmário (Foto: Arquivo)
Durante a discussão, ele disparou vários tiros contra a ex-mulher que estava com a filha deles no colo. As duas foram baleadas e socorridas para o hospital, porém a criança não resistiu. Após efetuar os disparos, Edmário ainda perseguiu e atirou contra o outro filho de Ediene, que não foi atingido.
Segundo a denúncia do Ministério Público, os dois viviam juntos e se separaram por conta de ciúmes e diversos desentendimentos. Após o rompimento, Ediene continuou morando na casa construída durante o relacionamento, o que gerou diversas brigas, pois Edmário não aceitava que ela continuasse morando lá com seus dois filhos.
Leia também:
Pai é acusado de matar filha de um ano com tiro na cabeça em Feira de Santana
'A intenção era matar a filha e a minha mãe', diz irmão de criança morta a tiros
Delegada pede prisão preventiva de acusado de matar própria filha em Feira de Santana
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade