Acorda Cidade
O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) realizou, na manhã de segunda-feira (23), em sua sede localizada nas proximidades do Aeroporto Internacional de Salvador, ações educativas voltadas para a utilização de aeronaves não tripuladas (drones). Esta atualização faz parte do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) da PM e contou com a participação de representantes das Polícias Civil e Militar, Casa Militar, CCR/Metrô, dentre outras instituições.
Foto: Divulgação SSP
O comandante do Graer, tenente-coronel PM Renato Lima, detalhou o programa, composto por nove projetos e atividades responsáveis por manter as forças que integram a Secretaria da Segurança Pública atualizadas. “Este conteúdo abraça doutrina, padronização, validação, atualização e manutenção do conhecimento de utilização de drones”, explicou.
O planejamento foi desenvolvido para que estas aeronaves remotamente tripuladas sejam introduzidas no âmbito da segurança pública de forma segura e permanente. “A inclusão de novas ferramentas implica em sua correta utilização”, garantiu o tenente-coronel Lima, ao observar que o uso de drones é validado pelo Graer e que a unidade segue no firme propósito de se manter modernizada. Enfatizou também que já foram capacitados 80 profissionais, por meio do Curso para Operadores de RPAS, e que “até 2018, esperamos preparar mais 100 pessoas”.
Nas instalações do Batalhão de Choque, houve uma demonstração de voo de um nanodrone ou black hornet – equipamento de tamanho menor que o tradicional – guiada por um representante da Flir, empresa que domina a tecnologia.