Forças de Segurança de Feira de Santana avaliam desempenho e reafirmam parceria com a imprensa
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Neste último dia do mês de outubro (31), as Forças de Segurança em Feira de Santana se organizaram para avaliar o desempenho da segurança na cidade e em toda a região do Comando do Policiamento Regional Leste (CPR-L). O encontro, que teve a presença da imprensa, teve como objetivo estreitar ainda mais a colaboração entre as instituições envolvidas no combate ao crime organizado. Durante o evento, realizado no auditório da Unex, autoridades de diversas corporações destacaram o trabalho conjunto e a importância da transparência com a população.

Ao Acorda Cidade, o delegado Yves Correia, chefe da Diretoria Regional do Interior Leste (Dirpin) destacou a importância do encontro para alinhar a cooperação entre as instituições no combate ao crime organizado.

Yves falou sobre a importância da imprensa para desmentir falsas notícias que em muitos casos podem causar histeria e desespero na população, como o recente boato de que um “Toque de Recolher” teria acontecido na cidade.

Forças de Segurança de Feira de Santana avaliam desempenho e reafirmam parceria com a imprensa
Delegado Yves Correia | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“É mais um encontro especial entre a polícia, entre as forças com a imprensa justamente para cada vez mais termos esse tipo de aproximação, de integração para poder saber que todos nós temos o mesmo objetivo da paz social, somos instrumentos de defesa, instrumentos da paz e com certeza tanto a imprensa como os policiais querem uma Feira de Santana mais tranquila.”

O delegado ainda chamou atenção para a redução de crimes na cidade e o combate que as polícias tem feito a vários tipos de contravenções. Como exemplo, ele citou a Operação Primus que está investigando uma organização criminosa que atua na adulteração e comercialização irregular de combustíveis com ramificações em diversos estados.

“São vários delitos sendo atacados, inclusive as contravenções penais, que foi colocado aqui muito bem na reunião de hoje. Essa questão dos caça-níqueis que são contravenções em tese de crimes de menor potencial ofensivo, mas só que impactam também ali no ambiente criminal”, acrescentou Yves Correia.

Forças de Segurança de Feira de Santana avaliam desempenho e reafirmam parceria com a imprensa
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Major Rosuilson, comandante da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), também reforçou que o encontro é uma oportunidade de prestar contas à população através da imprensa.

“A imprensa que é uma força amiga das forças de segurança. É um porta-voz primeiro dos anseios da comunidade e também das forças de segurança que pode, a partir dela, demonstrar todo o esforço que está sendo feito para trazer segurança pública de qualidade às pessoas que moram aqui em Feira de Santana e também transitam e visitam a nossa cidade.”

Mais de mil veículos roubados em 2025

O major também discutiu o crescente número de roubos de veículos em Feira de Santana, que já ultrapassam mil ocorrências neste ano. Ele explicou que a localização estratégica da cidade, o maior entroncamento do norte nordeste, que abrange importantes rodovias como a BR-116, BR-324 e BR-101, contribui para o aumento da circulação de veículos e, consequentemente, de crimes relacionados ao tráfico de veículos.

“Claro que a circulação de veículos atrai também as pessoas que têm o intento de furtar ou cometer roubos. Mas, sobretudo, o destaque é o aumento da quantidade de veículos recuperados, deixando claro o trabalho constante das forças de segurança através do policiamento ostensivo das ações preventivas do policiamento de trânsito com uso da tecnologia através das câmaras de reconhecimento de placas”, explicou o major ao Acorda Cidade.

Forças de Segurança de Feira de Santana avaliam desempenho e reafirmam parceria com a imprensa
Major Rosuilson | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Outro assunto abordado durante o encontro foi o número alarmante de acidentes de trânsito em Feira, que já resultaram em mais de 3 mil pessoas internadas em 2025. O major atribuiu grande parte desse aumento ao uso de motocicletas, muitas vezes conduzidas sem habilitação ou sem os devidos equipamentos de segurança, como capacete.

“Há uma crítica sobre as operações de trânsito da PM, mas o que tem que ser enxergado é o objetivo disso, que é sobretudo garantir segurança das pessoas, inclusive, as pessoas que estão conduzindo e até se expondo dessa forma. Um indivíduo que não tem habilitação, ele não pode conduzir veículos, se ele não tem o cinto de segurança, o capacete, ele também não pode porque ele se expõe, ele sobrecarrega o sistema de saúde quando ele se lesiona ou ele pode causar um acidente com um pedestre ou outro condutor”, alertou o major.

Quase 200 máquinas caça-níqueis apreendidas em Feira de Santana

No evento, também foi apresentado o trabalho das forças de segurança no combate aos jogos de azar ilegais, com destaque na apreensão de quase 200 máquinas caça-níqueis em Feira de Santana. Essas máquinas, segundo as autoridades, além de promoverem o vício do jogo, também são uma fonte de financiamento para o crime organizado.

“Uma máquina caça-níquel, ela estimula as pessoas primeiro a se viciarem em algo que vai retirar deles de renda, renda familiar, ou seja, sua subsistência, e vai fomentar o crime organizado, porque esse recurso é utilizado para o tráfico de drogas, para a compra de armas, enfim, para ações outras que vão prejudicar a pessoa diretamente. Tanto aquele que é um dependente, infelizmente, do vício do jogo, como também as pessoas que são vítimas desse recurso, que é disponibilizado para a compra de armamento ou tráfico de drogas também.”

Polícia apreende 19 máquinas caça-níqueis e drogas no Centro de Abastecimento de Feira de Santana
Foto: Divulgação/Polícia Militar

Major Rosuilson também aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria da imprensa como aliada na comunicação e no fortalecimento das ações. Para ele, o evento de hoje não só demonstrou mais um empenho das forças de segurança no combate ao crime, mas a união entre os agentes que contribuem para a qualidade da segurança na cidade.

“Importante destacar que nós trabalhamos juntos, as forças trabalham juntas para proporcionar segurança pública de qualidade às pessoas que moram em Feira de Santana e transitam nessa região também”, completou major Rosuilson.

Corpo de Bombeiros

O Coronel Jadson, comandante regional leste de operações do Corpo de Bombeiros Militares, também apresentou o balanço da corporação até o momento.

Coronel Jadson - omandante regional leste de operações do Corpo de Bombeiros Militares
Coronel Jadson – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
  • Captura e salvamento de animais – 315
  • Incêndio em edificações – 66
  • Incêndio em vegetação – 62
  • Incêndio em veículo – 47
  • Tentativa de suicídio – 5
  • Análise e vistoria de projetos – 3.132

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

PM apreende máquinas caça-níqueis em loja de conveniência no bairro Tomba

Operação Primus, que prendeu Jau Ribeiro, é só o começo do combate à fraude de combustíveis, diz delegada

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.