Operação Paz no Trânsito
Foto: Polícia Militar

No último fim de semana, o Esquadrão de Motociclistas Asa Branca realizou em parceria com o Detran-BA, a Operação Paz no Trânsito em Feira de Santana. A ação que aconteceu entre os dias 13 e 14 teve como foco a prevenção de sinistros no trânsito.

A atividade que objetivou também a fiscalização de infrações resultou em 1.815 abordagens à pessoas, e 1.787 veículos fiscalizados. Foram aplicados 1.719 testes de etilômetro.

Nos dias de ação foram obtidos os seguintes resultados:

– 84 veículos autuados;

– 137 autos de infração;

– 18 veículos removidos;

– 69 recusas ao teste de etilômetro;

– 15 condutores identificados sem CNH;

– 6 por infringirem o art. 210 do CTB (furar bloqueio policial).

Operação Paz no Trânsito
Foto: Polícia Militar

A Operação Paz é uma das ações integradas que a Polícia Militar da Bahia realizou ao longo do ano para combater o crime em diversas esferas sociais.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o comandante do Pelotão Asa Branca, Major Rafael Sachdev, afirmou que  fortalecer o policiamento preventivo é uma demanda social constante, especialmente com a chegada do final de ano, época em que há aumento de circulação de pessoas tanto no centro comercial, quanto nas áreas onde são implantadas programações natalinas, além também da circulação geral na cidade.

Operação Paz no Trânsito
Foto: Polícia Militar

O major reforça, em nome também do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), que a atuação obstinada da PM tem entregado resultados positivos em Feira de Santana.

“O resultado das operações da cidade de Feira de Santana são excelentes. Excelentes ao ponto de estarmos com reduções de índices de CVLI, de estarmos com aumento de ações preventivas, há exemplos da Operação Paredão, que vem ao final de semana diminuindo as ocorrências do Cicom no tocante a perturbação do sossego, diminuindo acidentes graves em Feira de Santana com a Operação Paz no Trânsito, diminuindo a criminosas em locais onde se há prática de desporto com a Operação Valney Paz e aumentando o contato social quando trazemos maior sensação de segurança”, afirmou.

Operação Paz no Trânsito
Foto: Polícia Militar

De acordo com o comandante, a cidade conta atualmente com assistência policial de maneira homogênea. Quando há uma demanda específica mais braços são adicionados para resolver a situação.

“Toda a cidade demanda atenção, mas é claro que quando há uma demanda social específica nós atuamos com mais ênfase em determinados locais, de fato. Os pontos onde existem maior concentração de pessoas, e onde existem uma maior incidência criminal vão exigir mais”.

O major Rafael esclarece também que cada ação visa uma consequência maior do que pode parecer no combate à criminalidade.

“A Polícia Militar quando faz uma ação de apreensão de arma, ela está diminuindo o poder de letalidade do crime. E quando ela apreende drogas, ela está diminuindo o poder econômico, já que a droga é vendida e transformada em dinheiro”.

Operação Paz no Trânsito
Foto: Polícia Militar

O comandante reforça que a PMBA tem trabalhado com cada vez mais eficácia, o alinhamento operacional para entregar, tanto ações gerais, quanto segmentadas visando combater demandas específicas.

“Existem as operações próprias do Comando de Policiamento da Região Leste, e existem ainda as dos comandantes de unidade, que trabalham dentro das suas especificidades ou territorialidades para garantir que todas essas ordens e essas operações sejam efetivas para aquela população”.

Operação Paz no Trânsito
Foto: Polícia Militar

Por fim, a mensagem deixada pelo major é que a população pode colaborar com este serviço integrado, denunciando e contando com a instituição para resolver demandas relacionadas à segurança.

“A mensagem que nós deixamos para os cidadãos de Feira de Santana e da região leste é que eles contem com a Polícia Militar, que as ações estão sendo produzidas, que existe um compromisso muito grande dos profissionais de segurança pública, do CPR-L, em melhor servir. E esse compromisso é refletido hoje nas estatísticas, nos números, sabemos das dificuldades que ainda temos a enfrentar, sabemos dos problemas que ainda existem, mas todos eles com muita coragem, com muita tranquilidade e com muita coerência serão combatidos”, completou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.