Andrea Trindade
A polícia de Feira de Santana registrou mais uma queda no índice de homicídios. Em maio deste ano ocorreram 11 assassinatos – número que representa redução de 58,62% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em comparação ao mesmo período de 2014, que registrou 29 CVLIs.
Os nove assassinatos ocorridos durante a rebelião no Conjunto Penal de Feira de Santana não são somados a estatística de homicídios no mês. É que o decreto 14.953/2014, do Governo do Estado da Bahia, determina que as mortes registradas no interior de unidades prisionais não devem ser contabilizadas com CVLIs.
De acordo com o levantamento feito pelo repórter Aldo Matos, do Acorda Cidade, dos 11 homicídios contabilizados, todas as vítimas eram do sexo masculino e foram mortas a tiros.
Ainda de acordo com o levantamento, além dos homicídios e dos assassinatos durante a rebelião do Conjunto Penal, também foram registrados quatro autos de resistência (morte em confronto com a polícia), totalizando 24 mortes violentas – Ainda assim um número menor que o registrado em maio do ano passado.
O titular da Delegacia de Homicídios, Jean Souza parabenizou o trabalho da Polícia Militar e Civil e disse esperar por mais reduções nos números de mortes violentas.
“A redução foi resultado de ações bem feitas da Polícia Militar e da Polícia Civil, com atuação rápida na maioria dos homicídios. Os principais envolvidos nas mortes foram presos e outros tombaram em confrontos com a polícia. Infelizmente alguns criminosos resistem às prisões e atiram contra policiais que para resguardarem suas vidas revidam”, disse.
Ele destacou que está sendo feito um mapeamento por bairros visto que existe uma disputa por tráfico de drogas entre os bairros que vem motivando vários homicídios na cidade.
“A visão em relação aos crimes mudou. O que tem sendo feito e a nova proposta que estamos trazendo é no sentido de visualizar os homicídios a partir de organizações criminosas, fazendo pesquisas de áreas de atuação, observando a mancha criminal como a PM também vem fazendo”, informou.
Bairros e distritos
Os bairros que registram homicídios em maio de 2015 foram Campo Limpo, 35º BI, Queimadinha, São João, Parque Getúlio Vargas, Jussara, Tanque da Nação e Jardim Acácia -Cada um deles registrou um homicídio. Já no distrito de Jaguara duas pessoas foram mortas e em Tiquaruçú uma pessoa foi assassinada, totalizando onze homicídios na cidade.
Denuncie
O Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) conta com o apoio da comunidade, através de denuncias, Cicom (190), Disque denúncia (181) ou Ouvidoria do Estado 0800-284.0011 para colaborar com a elucidação de crimes.