Andréa Trindade
Polícia
Ex-pm que trabalhou em Feira de Santana morre em confronto com a polícia de Tocantins
A operação contou com um grade número de policiais civis, militares e do Exército.
A Polícia Militar de Tocantins realizou uma operação na última sexta-feira (6), que resultou na morte de três acusados de assalto a agências bancárias das cidades de Taguatinga e Fátima, no interior de Tocantins.
Entre os acusados que morreram estavam os ex-policiais militares Valmir Gomes de Sá, conhecido como “Caveira”, e Hldo de Jesus, que atuou em Feira de Santana e estava em liberdade condicional, segundo um familiar.
De acordo com o site Conexão Tocantins, a operação contou com um grade número de policiais civis, militares e do Exército, que fizeram um cerco por terra e ar e chegaram a um casebre numa mata fechada, próximo a Taguatinga, onde os três acusados estavam.
No esconderijo os policiais encontraram armas e grande quantidade de dinheiro.A polícia chegou até o local após vários dias de investigação.
Confira a nota da polícia na íntegra com mais detalhes da operação:
NOTA Nº 89/2012
Em Taguatinga na operação de combate ao assalto ao banco a Polícia Militar do Estado Tocantins, comandada, pela Major Patrícia Murussi Leite, juntamente com policiamento ordinário das 1ª e 2ª Companhias Independentes e Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE;
A Polícia Civil do Estado do Tocantins, coordenados pelos Delegados de Polícia Roger Kwivtz e Liliane Albuquerque Amorim, juntamente com seu Grupo de Operações Táticas Especiais – GOTE;
A Polícia Militar do Estado da Bahia, através da Companhia Independente de Ações no Cerrado – CIAC, comandada pelo Tenente Elton e Sargentos Leite e M. César e;
O Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER/SSPTO, com a aeronave tipo helicóptero comandada pelo piloto Major Vieira Lins e co-piloto Delegado de Polícia Leonardo Garrido;
Chegaram durante a tarde de hoje (06), por volta das 16h através dos patrulhamentos aéreo e terrestre, em zona de mata fechada a um casebre que fica cerca de 45 km da cidade de Taguatinga – TO, aproximadamente 10 km do povoado de Mimosa dos Marinhos. Houve troca de tiros com três assaltantes, sendo que Valmir Gomes de Sá (41) e outros dois não identificados foram alvejados e conduzidos ao Hospital da cidade de Taguatinga – TO, que não resistirão aos ferimentos e vieram a óbito.
Foram encontradas quatro armas, um fuzil automático leve cal. 7,62mm, um rifle cal. .30, um revólver cal. 38, e uma pistola cal. 45, quatro carregadores, 121 munições e três bolsas com dinheiro, totalizando R$ 294.888,00 que foram apresentadas a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Taguatinga – TO.
O Exército Brasileiro, através do 22º Batalhão de Infantaria ofereceu apoio logístico à operação e enviou cerca de 50 homens. As diligências de cerco e bloqueio das vias rodoviárias e os patrulhamentos aéreos e terrestres irão continuar por tempo indeterminado até a localização de todos os envolvidos no assalto.
Conexão dos crimes
Segundo nota da PM, há uma possível conexão entre os crimes praticados nas agencias bancárias de Fátima – TO e Taguatinga – TO e seus autores, pois quando os policiais militares do Pelotão foram rendidos ouviram que um dos integrantes era identificado como “Caveira”, e após a troca de tiros com a PM em Taguatinga – TO identificou-se que um dos envolvidos seria o próprio, ex-policial militar da Bahia pertencente ao Grupo Especializado.
Já em Goiatins, na quinta, 5, após realizar patrulhamento em toda região em busca dos assaltantes da Agencia Bancária de Carolina – MA, dois policiais militares e um policial civil do Tocantins chegaram até Aridre de Brito Sousa (24), que ao verificar a aproximação dos policiais sacou de uma arma e começou a atirar em direção da guarnição, que na troca de tiro Aridre foi atingido na perna direita, mão direita e pé esquerdo. Com ele estavam duas armas, um fuzil AR-15 cal. 5,56 mm e uma Pistola cal..40mm. Durante a operação cerca de R$ 600.000,00 foi recuperados e entregues a agência bancaria.
As Forças de Segurança no estado Tocantins constituídas pelo Exército Brasileiro,
Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil estão em nível de alerta máximo, intensificando os patrulhamentos pelas áreas sitiadas e mobilizando efetivos na busca pelos autores dos assaltos dos últimos dias, solicitamos o apoio da sociedade quanto ao fornecimento de informações que possa levar a atitudes suspeitas de pessoas ou veículos.
Quartel do Comando Geral
Assuntos