
Um homem de 42 anos suspeito de praticar golpes financeiros contra diversas mulheres foi preso na manhã desta terça-feira (6) pela Polícia Civil da Bahia durante a Operação Fake Love, em um condomínio localizado no bairro Conceição, em Feira de Santana. O investigado agia sozinho e se passava por líder religioso.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o delegado José Marcos, titular da Delegacia de Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, detalhou que o homem conquistava a confiança e o sentimento das vítimas, chegando a iniciar relacionamentos com elas, depois passava a solicitar quantias financeiras que seriam utilizadas em empreendimentos.
“Normalmente dizia que ia começar um negócio em que a mulher seria sócia. Então pedia uma quantia para dar o pontapé inicial nesse estabelecimento, comprar uma carga de determinada mercadoria. A cada pessoa ele adotava um tipo de abordagem”, informou o delegado José Marcos.

O suspeito mantinha um “grupo de orações” no aplicativo de mensagens WhatsApp, no qual se passava por líder religioso. Ele é investigado por crimes patrimoniais nos estados de Pernambuco, Sergipe, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. Na Bahia, foi denunciado pelos mesmos delitos em Feira de Santana e Salvador.
“Ele adotava esse perfil religioso, identificava-se até como pastor evangélico ou uma pessoa de igreja, digamos assim. E com o passar do tempo a vítima descobria que não era nada daquilo, que ele é usuário de droga, que muitos desses golpes eram para usar droga, para a noitada”, explicou o delegado.

O delegado informou ao Acorda Cidade que as vítimas estavam bastante abaladas emocionalmente quando descobriram os crimes. Algumas delas chegavam a acreditar em justificativas do homem após os primeiros delitos.
A Polícia Civil da Bahia iniciou as investigações após receber a denúncia de uma mulher na DRFR, após ela ter sido vítima de um golpe, no qual perdeu uma quantidade significativa de dinheiro para o suspeito.
Segundo o titular da DRFR, além de praticar o “golpe do amor”, o homem de 42 anos é investigado pela prática de crimes como furto mediante fraude e abuso de confiança, estelionato, associação criminosa, uso de documento falso e invasão de dispositivo informático.
Para o delegado José Marcos, com a prisão do suspeito, outras vítimas devem procurar a Delegacia de Furtos e Roubos, para que seja feito o registro e a responsabilização do investigado.
A Polícia Civil solicitou o bloqueio judicial das contas vinculadas ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) do suspeito. Porém, até o momento não foram localizados possíveis valores subtraídos das vítimas.
Após ser capturado, o homem foi conduzido à unidade policial, onde foi cumprido um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Feira de Santana, pelo crime de estelionato. Ele segue custodiado, à disposição da Justiça.

As informações são do repórter Ed Santos, do Acorda Cidade
Leia também: Polícia Civil prende suspeito de praticar “golpe do amor” e outras fraudes em vários estados
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.