Daniela Cardoso
A Delegacia de Furtos e Roubos em Rodovias – Decarga, com apoio da 1ª COORPIN/ Feira de Santana e DEIC de São Paulo, realizou uma operação visando desarticular uma quadrilha de estelionatários e receptadores de carga roubada em Feira de Santana. A operação foi realizada na tarde de terça-feira (8), sob o comando do delegado Gustavo Coutinho, e resultou em duas pessoas conduzidas à delegacia, além de vários aparelhos de ar-condicionado apreendidos.
Foi preso Carlos José do Bomfim Filho, conhecido por ‘Carlinhos’, autuado pelo crime de Receptação Qualificada e encaminhado para a audiência de custódia. O funcionário dele, identificado como ‘Barão’, foi autuado por Receptação Simples, o qual após pagamento de fiança responderá em liberdade.
De acordo com o delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Furtos e Roubos em Rodovias (Decarga), a investigação começou em São Paulo, após uma empresa grande levar um golpe no valor de cerca de R$ 710.000,00. Ele destacou que durante as investigações a polícia descobriu que parte da carga roubada estava sendo comercializada em Feira de Santana.
“Nos deslocamos até a loja Tempo Frio e fizemos a apreensão de alguns aparelhos para conferir se o serial dos aparelhos batiam com uma lista que nos foi passada, o que aconteceu. O dono da loja compareceu ao estabelecimento e nós demos a voz de prisão. Na delegacia, descobrimos que ele havia adquirido duas cargas de ar-condicionados roubadas. Nos deslocamos até uma residência dele, que não morava ninguém, mas tinham cerca de 50 aparelhos de ar-condicionado. Fomos até a residência de um funcionário dele, conhecido como ‘Barão’, e encontramos outra quantidade grande de ar-condicionados, assim como na loja”, relatou.
A polícia informou que Carlinhos tinha uma vida de luxo e era um dos comerciantes que mais vendia aparelhos de ar-condicionado em Feira de Santana, fazendo uma concorrência desleal com os demais comerciantes, pois comercializava abaixo do preço de mercado. O mesmo já havia vendido cerca de 200 aparelhos em Feira de Santana, os quais, após confirmação pelo serial do lote desviado, poderão ser apreendidos nas residências de alguns consumidores. A investigação continua para a identificação de todos os envolvidos nesse esquema milionário.
Segundo o delegado Gustavo Coutinho, Carlinhos confessou que adquiriu esses aparelhos na cidade de Itabuna na mão de dois estelionatários identificados como Daniel e Zeu. Durante seis meses, ele já vinha comercializando os aparelhos de ar-condicionado roubados.
De acordo com a polícia, o estelionatário por nome Zeu é bastante conhecido por sua riqueza, possuindo uma mansão e diversos automóveis de luxo, incluindo uma Ferrari, tudo fruto do desvio de cargas de eletrônicos e ar-condicionados. Ainda conforme a polícia, só em um dos seus golpes, investigado pelo DEIC, foram subtraídos mais de 500 aparelhos de ar-condicionado portátil, avaliados em mais de R$ 710.000,00. Ele não foi encontrado, mas sinalizou que vai se apresentar com seu advogado a fim de ser interrogado.
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade