Baralho do Crime

'Duque de paus' planejava assaltar agências bancárias no interior

Com um mandado de prisão preventiva em aberto, Jorginho estava sendo monitorado há dez dias, depois que investigadores receberam informações de que ele estava em atividade, montando um grupo de assaltantes para atacar, nos próximos dias, uma agência bancária no interior do Estado.

Acorda Cidade
         
Responsável pela missão de recrutar, em Salvador, assaltantes para praticar roubos em cidades do interior, George Batista da Silva, o “Jorginho”, de 29 anos, o duque de paus do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSPfoi preso na madrugada desta terça-feira (12), na Baixinha do Camurujipe, e apresentado à imprensa à tarde naDelegacia Territorial (DT/Brotas), pela delegada titular Maria Dail Barreto e pelo comandante da 41ª Companhia Independente da Polícia Civil (CIPM), major Jutamar.

Com um mandado de prisão preventiva em aberto, Jorginho estava sendo monitorado dez dias, depois que investigadores receberam informações de que ele estava em atividade, montando um grupo de assaltantes para atacar, nos próximos dias, uma agência bancária no interior do Estado. Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar flagrou Jorginho na casa dos pais, para onde se mudou recentemente depois de se separar da mulher, com quem tem um filho de seis anos. Além da 6ª DT e da 41ª CIPM, a 9ª Companhia também participou da operação.
 

Jorginho é foragido, desde 2010, da carceragem da Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Almeida, município distante 152 quilômetros de Salvador, onde encontrava-se presoaguardando decisão da Justiça. O criminoso havia assaltado a prefeitura da cidade no dia em que era realizado o pagamento de salários a servidores municipais e prestadores de serviço. Na ocasião, os bandidos foram perseguidos depois de reagirem, a tiros, à aproximação da polícia que foi chamada ao local. Jorginho acabou preso depois que o carro em que estava capotou na rodovia BR – 101, nas proximidades de Pedra do Cavalo. O resto do bando conseguiu fugir.
 
Na delegacia, “Jorginho” confessou ter sido integrante de uma quadrilha que recrutava criminosos para praticar assaltos no interior, mas negou que estivesse promovendo algo parecido nesse momento, pois visava mudar de vida, apesar de não responder como vinha se sustentando em todo esse período em que permaneceu foragido. Confirmou ter cumprido pena de três anos, em Sergipe, por assalto à mão armada em Aracaju e despistou sobre como conseguiu fugir da DT/Conceição do Almeida. O duque de paus será encaminhado para o Complexo Penitenciário da Mata Escura. As informações são da Polícia Civil.