Polícia

Cresce número de estupros contra mulheres em Feira de Santana

A delegada Maria Clécia Vasconcelos destaca a importância da precaução e da denúncia

Laiane Cruz

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) contabilizou um aumento no número de estupros praticados contra mulheres em Feira de Santana este ano, em vias públicas e no ambiente doméstico. De janeiro até a última quinta-feira, dia 5 de novembro, foram registrados 46 crimes deste tipo na cidade, contra 43 cometidos durante todo o ano de 2014.

Veja outros dados relacionados ao crime de estupro em Feira de Santana, na comparação com o ano anterior.

 

   2014  Até  5 de novembro de 2015
Queixas registradas 2626 2010
Ameaça 1246 1034
Flagrantes 212 126
Inquéritos instaurados 817 701
Inquéritos remetidos à Justiça 912 496

 

Apesar de ponderar que nem sempre é possível, a delegada Maria Clécia Vasconcelos destaca que é importante as mulheres se precaverem e evitarem locais de menor fluxo de pedestres. “E muito importante é que, quem sabe de algo e conhece pessoas dadas a esse tipo de delito, denuncie e ajude a polícia nessa investigação para se chegar a esses estupradores”, ressaltou.

Ainda de acordo com a delegada, muitos criminosos, além de roubarem, estão compelindo as vítimas ao ato sexual. Segundo ela, cresceu também o número de denúncias de estupro no ambiente doméstico, pois a mulher ainda é vista como objeto de desejo masculino e está ali para satisfazê-lo. 

“Mas esse aspecto do estupro doméstico a gente tem que pesar se a mulher está denunciando mais, pois o homem ainda tem a cultura de achar que a companheira não tem vontade própria. E a mulher, apesar de já ter tido essa alteração no nosso código penal há bastante tempo, está amadurecendo essa concepção agora. Isso também pode ter contribuído para o aumento de denúncias no ambiente doméstico”, esclareceu a delegada.

 

As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.