Laiane Cruz
A queixa de um assalto resultou na prisão de acusados de matar o empresário Dorian da Silva Santos, conhecido com Dorian da Telexfree. A denúncia foi feita por pessoas da comunidade através do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) das Polícias Militar e Civil. De acordo com o capitão Rosuilson Cardoso, coordenador do Cicom, a informação que a população presta à polícia traz resultados positivos e favorece o trabalho da polícia no combate ao crime.
Segundo ele, a ocorrência sobre os acusados de matar o empresário, a princípio, não tinha relação direta com o crime, mas no final comprovou o ato cometido pelos suspeitos. “A população tem um papel tão importante quanto das polícias, participando, denunciando os crimes, indicando as pessoas que praticam delitos, pois quem convive na comunidade são os cidadãos. São eles que conhecem os indivíduos, sabem onde eles moram, sabem o que eles praticam e podem informar à polícia para que consigam alcançar esses infratores”, enfatizou o capitão Rosuilson.
Ele lamenta o fato de muitas pessoas acreditarem que não vale a pena denunciar crimes à polícia, e afirma que, quando não se presta queixa na delegacia, as pessoas estão cooperando para que aquele indivíduo continue a praticar fatos no mesmo local.
O Cicom
O Cicom- Centro Integrado de Comunicação da polícia é uma central de atendimento de ocorrências policiais e de defesa civil, que está localizada no 1º Batalhão da Polícia Militar de Feira de Santana. Para denunciar, a população pode ligar para os números 190 (PM), 193 (Bombeiros) e 197 (Polícia Civil) e depois ir até a delegacia de polícia fazer o registro formal da queixa.
“O cicom atende, além de Feira de Santana, mais 16 municípios da região. Então quem ligar para os números 190, 193 e 197 será direcionado para o Cicom. Nós informamos as viaturas da área sobre a ocorrência e a viatura fará o atendimento. Nós atendemos uma população estimada em 1 milhão de pessoas, maior do a população de Aracaju e Teresina, que são capitais de estado”, explicou o coordenador do centro.
Sobre a estrutura do local, o capitão afirma que é boa e há planos de ampliação do serviço com a instalação de um sistema digital, que, segundo ele, vai proporcionar mais segurança e sigilo nas informações, através de um sistema criptografado. “Lá trabalham profissionais no Call Center, e também policiais militares, civis, bombeiros, no mesmo espaço, de maneira integrada”
O capitão Rosuilson informou ainda que o Cicom recebe em média 5 mil ligações diariamente. No ano de 2015, foram 1 milhão e 300 mil ligações. Desse total, afirma, 40% são trotes, prática que atrapalha o trabalho da polícia, além de ser crime.
Acerca da reclamação de que muitas ocorrências não são atendidas, o capitão justificou que nem todas as ocorrências requerem um atendimento imediato. “Pois necessitam de investigação, de aprofundamento daqueles fatos, mas isso não quer dizer que a informação não vai ser trabalhada”, disse.