Polícia

Cai número de queixas registradas na Deam de Feira em 2013

A Deam é responsável por investigar e punir somente casos de agressão e estupros, praticados contra mulheres. Os assassinatos são investigados pela Delegacia de Homicídios (DH).

Laiane Cruz

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), de Feira de Santana, registrou 2.876 queixas em 2013. 939 casos a menos que os registrados em 2012, quando foram realizadas 3.815 ocorrências. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (8) pelo órgão. Também em 2013, 248 pessoas foram pegas em flagrante, sendo conduzidas ao Conjunto Penal do município. 
 
Apesar da diminuição no número de ocorrências registradas em 2013, em comparação com o ano anterior, a delegada titular da Deam, Maria Clécia Vasconcelos, acredita que ainda há um volume grande de agressores e que a violência persiste de forma intensa, mas que a resposta imediata a isso é o caminho para combatê-la.
 
Ainda segundo a delegada, o número de pessoas conduzidas ao Conjunto Penal no ano de 2013 se deve ao fato de que a Polícia Civil não pode ficar inerte e tão somente registrar as ocorrências. “Por isso, dinamizamos o nosso pessoal para assim que a vítima chegar, estando numa ação iminente, autuarmos (o agressor) em flagrante”, informou.
 
A delegada ressaltou que a Lei Maria da Penha só funciona realmente quando há a atuação efetiva de vários órgãos de defesa, a exemplo da Defensoria Pública, a Polícia Militar e Civil, a Vara da violência doméstica, os centros de referência que apóiam os trabalhos da Deam, dentre outros.  
 
A Deam é responsável por investigar e punir somente casos de agressão e estupros, praticados contra mulheres. Os assassinatos são investigados pela Delegacia de Homicídios (DH).
 
Confira os números completos da estatística:
 
 

As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.