Polícia

Cai número de homicídios em Feira de Santana

A maioria dos crimes foi praticada com uso de arma de fogo, resultando na morte a tiros de 20 homens.

Andrea Trindade

A polícia de Feira de Santana registrou redução do número de homicídios registrados neste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado e também no comparativo entre agosto de 2013 e agosto de 2012, conforme mostra o gráfico a seguir.


Clique na imagem para ampliar

 

 
Apesar da redução, o número ainda é considerado muito alto. De acordo com o levantamento feito pelo repórter Aldo Matos, do Programa Acorda Cidade, das 22 vítimas de homicídios de agosto deste ano, duas eram do sexo feminino, uma foi assassinada a tiros e outra a facadas.  Também neste mês, um adolescente foi assassinado e seis pessoas foram mortas por homens usando motocicleta.
 
A maioria dos crimes foi praticada com uso de arma de fogo, resultando na morte a tiros de 20 homens (homicídios). Ainda em agosto foram registrados dois latrocínios (roubo seguido de morte) e dois autos de resistência (morte em confronto com a polícia), totalizando 26 mortes violentas  no mês.
 
O coronel  Adelmário Xavier, comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste), informou que os homicídios são crimes difíceis de combater, mas que o trabalho em conjunto das policias Civil e Militar, através do programa Pacto Pela Vida, vem contribuindo com a redução não só em Feira de Santana, mas em todo o estado.
 
“Pode observar, esse menino que foi morto no Parque Getúlio Vargas foi morto dois meses depois de ter participado de um tiroteio no São Pedro de Humildes e matar uma jovem na festa.  Se você perguntasse a ele se ele iria morrer, ele tinha certeza porque ele tinha rivais e esperaram a oportunidade. O outro saiu do presídio, depois de ser preso por tráfico de drogas e pouco tempo depois foi morto”, lembra o coronel se referindo aos homicídios em que os criminosos esperam uma oportunidade para matar.

Homicídios em 2013

No ano, já foram registrados 207 homicídios, 6 latrocínios e 21 autos, totalizando  234 mortes violentas. O levantamento também enumerou os crimes registrados por áreas das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs). Confira:

64ª CIPM – 01 assassinato
65ª CIPM -05 assassinatos
66ª CIPM – 10 assassinatos
67ª CIPM – 08 assassinatos