Daniela Cardoso
O número de homicídios em Feira de Santana teve uma redução de cerca de 15% no mês de julho deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2014, foram registrados 20 homicídios durante o mês de julho, já este ano, o número caiu para 17. Nos sete meses de 2014, foram 237 homicídios. já nos primeiros sete meses deste ano, foram registrados 163. A redução foi de 31%, com 74 homicídios a menos.
De acordo com o levantamento realizado pelo repórter Aldo Matos, dos 17 homicídios registrados em julho deste ano, todas as vítimas foram do sexo masculino, sendo 16 assassinados a tiros e um por espancamento. Dentre os homicídios, seis foram praticados por pessoas em motocicletas.
O Delegado Jean Souza comemorou a redução. De acordo com ele, os trabalhos das polícias Civil e Militar contribuíram para essa redução.
“É o um número significativo e que eu espero mantê-lo até o final do ano. Vamos apertar cada vez mais o cerco contra as organizações criminosas. Nosso trabalho é para que esses índices sejam cada vez menores. O trabalho da polícia Civil e Militar é em conjunto para diminuir esses números. Cada vez mais vão ser feitas operações e vamos ter ações contundentes contra o crime organizado para reduzir os homicídios”, afirmou Jean Souza.
O delegado falou ainda sobre o aumento no número de crimes elucidados na cidade de Feira de Santana. Ele afirma que existem ações da Polícia Militar em locais e horários onde os homicídios ocorriam mais e também ações da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas, o que, segundo destacou, contribui para os bons resultados.
“Há um número maior de elucidações, há ações mais contingentes, pontuais, que usam dados e estão sendo eficientes e muitos criminosos envolvidos nos crimes estão sendo presos. Foi feita uma análise da mancha criminal da cidade e foi definido áreas de atuação para cada equipe, onde colhem informações com mais precisão em relação aos autores”, destacou. Ele também falou sobre a contribuição da população para ajudar na elucidação dos crimes.
A relação da polícia com a população tem melhorado. Apesar do medo que existe, as pessoas têm colaborado bastante. Dependemos dessa colaboração, que pode ser feita através do número 181. A denúncia pode ser feita de forma anônima”, afirmou.
Sobre a quantidade de adolescentes assassinados em Feira, que este ano já chega a 15, o delegado Jean Souza afirmou que em quase todos os casos, o crime envolve o tráfico de drogas. Ele ainda falou sobre a apreensão de armas, que tem crescido em Feira de Santana.
“É uma pena que o tráfico continue utilizando os menores e precisamos combater cada vez mais esse tipo de atitude”, disse. “As polícias têm feito ações para apreender armas e estão sendo feitas investigações sobre os donos dessas armas”, acrescentou.
Veja a relação de bairros que registraram homicídios em julho de 2015
As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade