Acorda Cidade
Os números do Ministério da Saúde apontam a Bahia como o terceiro estado brasileiro com maior índice de mortes provocadas por disparos de arma de fogo. Em primeiro e segundo lugar estão os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Na Bahia, as mortes por arma de fogo passaram de 1.689 para 4.357, entre 1998 e 2008. O aumento foi de 160% . Mais de 500 armas de fogo foram apreendidas, em Salvador, em 2009 e no ano passado foram cerca de 900. Nos dois primeiros meses de 2011, houve 47 apreensões.
Uma pesquisa do Fórum Comunitário de Combate à Violência de Salvador relevou que mais da metade das mortes é causada por armas de fogo. Mortes violentas, como acidentes de carro e assassinatos, são os tipos mais comuns entre pessoas de 15 a 39 anos na capital baiana.
De acordo com a Polícia Federal do Brasil, apenas instituições como a polícia ou pessoas com porte podem comprar armas. Depois de depois de fabricadas as armas são distribuídas em lojas autorizadas para a comércio ou vendidas para outros países.