Feira de Santana

Alvo da operação El Patron é executado após sair do presídio, veículo foi interceptado

Alvo da operação El Patron é executado após sair do presídio, veículo foi interceptado foto es santos acorda cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Foi executado com vários tiros, por volta das 18h desta segunda-feira (14), Kleber Herculano de Jesus, conhecido como Charutinho. O crime ocorreu na Avenida Nóide Cerqueira, próximo ao viaduto da BR-324, em Feira de Santana. O veículo em que ele estava foi interceptado pelos autores que fingiram ser da polícia.

Conforme apuração do Acorda Cidade junto à Polícia Civil, Kleber Herculano, que estava preso no Presídio de Mata Escura, em Salvador, foi liberado na tarde desta terça-feira. Ele estava retornado para casa com a esposa, a advogada e o motorista, quando os atiradores mandaram todos descerem do carro e efetuaram os disparos de arma de fogo. Os tiros o atingiram na cabeça. Ele morreu no local.

A vítima foi um dos alvos da Operação El Patron, que desarticulou uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais de atividades ilícitas como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. O suspeito teria envolvimento também com milicianos.

A prisão dele, devido ao envolvimento na El Patron, ocorreu no dia 20 de agosto de 2024. Segundo a polícia, ele também era um dos ‘cabeças caras’ de uma das principais facções do país e tinha envolvimento direto com o grupo miliciano investigado na operação.
Segundo uma reportagem do Jornal A Tarde, Kleber Herculano era procurado por homicídios, tráfico, roubo e organização criminosa, e já havia sido preso em 2015. Na época, ele foi apontado como um dos líderes de uma quadrilha que desviava cargas de navios do interior do Porto de Aratu, em Candeias, a 50 km de Salvador, utilizando uma empresa de caminhoneiros.

Além do roubo, o bonde do mal também praticava a extorsão e intimidação de testemunhas, ameaçando aqueles que se recusaram a cooperar com a quadrilha.

REPORTAGEM EM ANDAMENTO – Aguarde mais informações sobre como o crime aconteceu. Reportagem do Acorda Cidade está no local do homicídio.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade