
A 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) encerrou o ano de 2025 com números expressivos no enfrentamento à criminalidade, com destaque para as apreensões de armas de fogo e drogas, resultado direto das ações de policiamento ostensivo realizadas na área de atuação da unidade, que abrange Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira.
Ao longo do ano, a companhia contabilizou 65 apreensões de armas de fogo, 72 ocorrências de apreensão de drogas, além de 101 prisões em flagrante por delito e a recuperação de 71 veículos. Os dados reforçam o foco da unidade na retirada de instrumentos do crime de circulação e na desarticulação de práticas ilícitas nas cidades.
No balanço semestral, período adotado como parâmetro pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a 67ª CIPM também apresentou redução significativa nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), superando a meta estabelecida pelo órgão estadual.

“E quando a gente vem para o semestre que a avaliação da Secretaria de Segurança Pública é semestral, a 67ª CIPM registra aí uma redução de 17% dos índices de CVLI. Cabe salientar que o percentual estabelecido pela SSP é de 6%, então a 67ª atinge 17% de redução”, explicou em entrevista ao Acorda Cidade o comandante da 67ª CIPM, Major Reis.
Em relação aos distritos atendidos, a companhia manteve a maioria das localidades com índices controlados de violência. Entre os oito distritos da área de cobertura, apenas Matinha apresentou aumento nos registros de CVLI ao longo do período.
“Mantemos aí os nossos distritos seguros, o única distrito que distoou dos oito distritos foi apenas Matinha. Nós não conseguimos reduzir os índices de violência. Ele aumentou.”
Por outro lado, o distrito de Humildes foi apontado como um dos principais avanços do semestre, após um cenário que anteriormente gerava preocupação para a unidade.
“E ficamos muito contentes com os resultados de Humildes; era um distrito que nos preocupava muito e acabamos o semestre com a redução de 30% de CVLI no distrito de Humildes.”
Zero mortes
O balanço também destacou os longos períodos sem registro de mortes violentas em localidades da área da 67ª CIPM, resultado atribuído às ações preventivas e ao policiamento contínuo.
- Ipuaçu: 458 dias
- Jaguara: 406 dias
- Bonfim de Feira: 276 dias
- Jaíba: 227 dias
- Conceição da Feira: 89 dias
“Dias corridos, ininterruptos, sem nenhuma morte nessas localidades.”
“O resultado disso são vidas preservadas, obviamente, e claro que nada disso acontece por acaso, fruto de muito empenho, dedicação da nossa tropa, união, parceria com diversos setores da nossa sociedade civil organizada”, disse o major ao Acorda Cidade.
A Polícia Militar reforçou a importância da confiança da população no trabalho desenvolvido pela corporação.
“Estamos todos nós aí de parabéns e dizer à comunidade, Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira, que continue acreditando na nossa Polícia Militar, estamos aqui para servir e proteger.”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.