15 pessoas são conduzidas a delegacia em operação para apreender explosivos15 pessoas são conduzidas a delegacia em operação para apreender explosivos15 pessoas são conduzidas a delegacia em operação para apreender explosivos15 pessoas são conduzidas a delegacia em operação para apreender explosivos
O resultadodaoperaçãoVulcano III realizadanestaquarta e quinta-feira (6) em cidades do interior da Bahia foiapresentado a imprensa, no 35° Batalhão de Infantaria, em Feira de Santana, natarde de hoje.
Foto: Ed Santos/AcordaCidade
A operaçãofoirealizadapelaspolícias Civil e Militar e o Exército, em Mineradoras, pedreiras e cooperativas de garimpeirosnascidades de Feira de Santana, SimõesFilho, Castro Alves, Pindobaçu, Nazaré, Novo Horizonte, Senhor do Bonfim e Rio do Pires. A açãotevecomoobjetivoreprimirgalpõesilegais, queestariamrecebendoexplosivos e munições, e combater o usodestesartefatosduranteassaltos a bancos. Tambémforamcumpridosalgunsmandados de prisão.
Aotodo, foramvistoriadas 26 pessoasjurídicas, apreendidos 23 kg de explosivos e 91 espoletaspirotécnicas e emitidos 19 autos de infração. Foramlacradosdoispoços de garimpo e trêspaiós. Aotodo 15 pessoasforamconduzidasádelegaciapelaPolícia Civil, sendoefetuadasnoveprisões em flagrante, lavradosdoistermoscircunstanciados de ocorrência e instauradosdoisinquéritos.
O delegadoRusdenil Franco informouque a políciachegouatéessesmunicípiosapósdenúncias e investigaçõesdautilizaçãoilegal dos explosivos em crimes contras instituiçõesfinanceiras.
Tenete-coronel Ronaldo Braga, da 6ª regiãomilitar, informouque o material apreendidoseráconduzidopara o 6º depósito de suprimentos, em Alagoinhas, e posteriormenteserãodestruídos. Já o material queestãonasempresas, com paióslacrados, nãopoderãoserutilizadosaté a solução do processoadministrativo.
“A nossafiscalizaçãoéanual e programada. Temosnossasvistoriasinopinadas e essestipos de operaçõesqueocorreconforme a necessidade. Devidoosgrandeseventosqueacontecerá em brevecomo a CopadasConfederações, estamosrealizandopelosmenosmaisquatrooperações no primeirosemestre”, anunciou.
Efetivo e prisões
Para a operaçãofoinecessário um efetivoformadopor 45 policiaiscivisdaCoordenação de Fiscalização de ProdutosControlados (CFPC) e de quatroCoordenadoriasRegionais de Polícia do Interior (Coorpins), além de 60 homens do Exército e 28 policiaismilitares.
De acordo com a Polícia Civil, osgarimpeirosAnailton Jânio Cruz, JoãoHenrique de Oliveira, Jacinto Marino, AgnaldoCarvalho, Manuel Menezes de Amorim, GilmárioFrancelinoda Silva, Paulo Roberto de Castro, JoãoGonçalves de Oliveira e Luiz de Oliveira Costa, foramsurpreendidospelospoliciais em garimposirregulares e foramautuados em flagrante com base naArtigo 16 da Lei 10826/03 (possuir, fabricarouempregarartefatoexplosivoouincendiário, semautorizaçãoou em desacordo com determinação legal ouregulamentar).
A Polícia Civil informou também que Volfagon João Silva e Silvaldo Pereira do Nascimento foramautuadospor crime de desobediência. Eles estavam num garimpo interditado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) por falta de segurança, e cujo lacre fora quebrado recentemente, tendo a atividade sido retomada clandestinamente. Ainda em Pindobaçu, uma cooperativa acabou interditada e teve lotes de emulsão explosiva apreendidos.
O proprietáriodaExtratora de MinériosJúniorRebouças, nacidade de Castro Alves, Osvaldoda Silva Rebouças, de 62 anos, nãotinha o certificado de registro do Exército (CR) exigidopara o funcionamento e foiindiciadoporporteilegal de arma e armazenamento irregular de material explosivo.
No local foram apreendidos 750 metros de cordel detonante e duas espingardas artesanais para caça. Segundo a polícia, o comerciante apresentou-se espontaneamente na delegacia, para onde foram conduzidos dois funcionários da extratora, liberados posteriormente.
Na Empresa Nascimento Engenharia e Comércio, na cidade de Nazaré, constatou-se o furto de 225 quilos de emulsão em gel, cujo destino será alvo de investigação policial, segundo a Polícia Civil. Informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade