O secretário de Planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito, foi o convidado do novo episódio do Podcast do Acorda Cidade, apresentado pela jornalista Jaqueline Ferreira, em um bate-papo repleto de lembranças, reflexões e demonstrações de afeto pela cidade onde nasceu e construiu sua trajetória. Na conversa, pouco se falou sobre sua experiência na administração; o foco foi mostrar o lado cultural do secretário, no qual ele também acumula muitos anos de experiência e dedicação.
Brito relembrou a infância na Rua da Aurora, os tempos de estudante e as festas que marcaram gerações. Aos 72 anos, o contador (com bem mais de 30 anos de experiência), professor e mestre em Ciências Contábeis também revelou um lado sensível e apaixonado pela cultura e pela preservação da história de Feira.
Presidente da Sociedade Filarmônica 25 de Março e vice-presidente da Fundação Senhor dos Passos, ele contou bastidores do trabalho que tem mantido vivas as tradições e os espaços históricos do município, da restauração de igrejas centenárias ao resgate de festas e bandas filarmônicas. “O Bando Anunciador era um negócio muito importante, que, infelizmente, foi interrompido. Eu achei uma violência interromper esses eventos, porque a grande maioria fazia daquilo um grande momento de lazer para a juventude”, relembrou.
Além das memórias da Princesa, Brito também refletiu sobre os desafios contemporâneos da cidade e a necessidade de pensar o desenvolvimento sem esquecer as raízes.“A Fundação publicou mais de 30 livros de resgate. São coleções, compêndios de documentais que nós fazemos, buscamos pesquisar história. Hoje, nós temos quase 100 mil registros da História de Feira. E estamos para lançar 6 livros sobre resgate da História de Feira. Porque as pessoas falam sem, às vezes, sem base histórica”, disse.
Durante a conversa, o secretário também compartilhou momentos marcantes da vida pessoal, incluindo os 17 dias em que ficou internado durante a pandemia, e comentou sobre o futuro do antigo Palácio do Menor, uma das relíquias arquitetônicas da cidade.
O resultado é um episódio alto-astral, cheio de histórias, perfeito para quem ama Feira de Santana e quer relembrar a Princesa do Sertão. Carlos Brito também falou sobre a importância de preservar a memória da cidade e dos projetos culturais que mantêm acesa a memória da segunda maior cidade do estado
🎧 Acesse o episódio completo que já está disponível nas principais plataformas de áudio. Ouça agora abaixo:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.