2 de novembro

Visitantes vão aos cemitérios para fazer orações e lembrar com saudades de entes queridos

Em Feira de Santana, os cemitérios receberam muitos visitantes durante a manhã e o silêncio destes locais foi preenchido por lembranças e a certeza de que os laços de amor permanecem após a morte.

02/11/2021 às 10h34, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Neste 2 de novembro, Dia de Finados, data que é voltada para homenagear os mortos, os cemitérios recebem visitantes que dedicam-se a levar flores, fazer manutenção dos túmulos e lembrar dos que já se foram com muitas saudades. Em Feira de Santana, os cemitérios receberam muitos visitantes durante a manhã e o silêncio destes locais foi preenchido por lembranças e a certeza de que os laços de amor permanecem após a morte.

A reportagem do Acorda Cidade encontrou no cemitério Piedade, Dulce Souza que é feirense e mora em Salvador há 40 anos. Todos os anos neste Dia de Finados ela vem à Feira de Santana e visita no cemitério o túmulo onde estão sepultados seu pai, tios, irmãos e avós.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo ela, essa prática é uma tradição que foi passada pela sua mãe e ainda hoje quando retornar para Salvador irá visitar também o túmulo onde o marido foi enterrado.

“Venho todos os anos trazer flores. Para mim esta data marca a dor da separação. Mas não há tristeza. Há muita saudade no meu peito. Sei que eles partiram fisicamente, mas estão presentes através da saudade. O dia significa saudade, uma energia que está no coração”, afirmou.

Martins da Cruz Juriti, de 75 anos foi até o cemitério Piedade visitar o filho que morreu há três anos de causas naturais.

Ele afirmou que é do município de Antônio Cardoso e todos os anos também cumpre essa missão no dia 2 de novembro.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Cheguei 7h e fiquei aguardando o cemitério abrir às 8h. Antes abria 7h e me disseram que houve uma mudançana direção. Esperei quase uma hora. A vida é passageira e eu venho todos os anos ao túmulo de meu filho”, comentou.

No cemitério São João Batista no bairro Mangabeira, Jaciara da Silva estava limpando e colocando flores na sepultura onde estão enterrados sua avó e um primo.

Na opinião dela, este ritual de todos os anos traz à tona muitos sentimentos, lembranças e bons momentos vividos principalmente ao lado de sua avó que foi quem lhe criou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Ficam as lembranças e a esperança em saber que partiram para os braços do Pai”, frisou.

A irmã Loures Trevisol participou da programação religiosa no cemitério São Jorge e estava oferecendo aos visitantes palavras de conforto e do evangelho de Cristo.

Ela aconselhou que todos possam ter confiança de entregar seus entes queridos que morreram à Deus e que assim possam ter serenidade para perceber que a vida dada foi transformada para a eternidade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Desde cedo a gente tem participado da celebração da eucaristia e a gente percebe pessoas que estão aqui rezando, visitando, se encontrando, celebrando o dia. Mas, este dia não é para celebrar o dia da partida e sim o dia da vida que não foi tirada, mas transformada. É uma vida que nos foi dada para a vida eterna e ela encontra significado à medida que a gente contempla a vida junto com Deus e o infinito. O conselho para as famílias é que consigam entregar a vida dessa pessoa querida, na certeza que alguém do lado de lá vai acolher, abraçar. Eu acredito que a serenidade vem à medida que se tem essa confiança. É um ato de entrega, Deus acolhe de braços abertos e um dia nos encontraremos todos, a nossa vida é de passagem, entregue-a a Deus”, acrescentou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

No cemitério São Jorge, Maria Nancy visitava o túmulo onde estão seus pais e irmã. Ela contou que um sobrinho que morreu em São Paulo e foi cremado, também terá as cinzas guardadas no local e o sentimento é que todos estão junto a Deus.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Venho aqui há 23 anos, desde que minha mãe faleceu e Deus toma conta de todos”, frisou.

Julice Oliveira também estava no cemitério limpando o túmulo dos familiares e para ela, o Dia de Finados é de dor e tristeza.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Para mim é um dia de dor, tristeza e saudades. De se concentrar em oração e lembrar o que as pessoas fizeram de bom aqui na Terra”, concluiu.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

 

Com informações dos repórteres Ed Santos, Ney Silva e Paulo José do Acorda Cidade.

 

Leia também: 

'Viúvas da covid-19’ homenageiam maridos e vítimas da doença
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

Reforma e decoração da casa de Hendyohara ft - Ed Santos - Acorda Cidade

Participe!

Designers de Feira de Santana decoram casa de mãe solo em homenagem do Dia das Mães; veja como colaborar

O grupo DI resolveu usar a história de Hendy como reflexo de uma bela homenagem a todas as mães que...

07/05/2024 às 16h25

Parque do Saber

Apoio ao Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese instalam ponto de arrecadação para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (8) no Parque do Saber.

07/05/2024 às 16h14

Batatinha

Feira de Santana

Apesar de aumento no pimentão, batatinha tem redução de preço no quilo em Feira de Santana

Além do preço da batatinha, outros alimentos também sofreram uma redução, como a banana prata.

07/05/2024 às 10h13

coelba

Feira de Santana

Coelba informa desligamentos programados a partir deste sábado (11) em Feira de Santana

A Coelba também destaca que os serviços podem ser concluídos antes do horário previsto, ou podem não ser realizados devido...

07/05/2024 às 07h25

Canta Feira

Evento Gospel Gratuito

Canta Feira acontece nesta sexta-feira (10); Eli Soares e Sandro Nazireu estão na programação 

A proposta é levar adoração, fé e alegria de forma totalmente gratuita aos evangélicos. 10 atrações vão animar o público evangélico...

06/05/2024 às 22h10

image

Rádio acorda cidade