Viagens

Cidade brasileira está entre as comunidades mais inteligentes do mundo

Confira lista completa das comunidades para visitar e o que as torna especiais

22/03/2023 às 07h10, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Créditos: iStock

Brasil no pódio! O Smart Community Forum (ICF) selecionou as sete cidades mais inteligentes, e Curitiba, no Paraná, está entre elas. Os critérios mais importantes para avaliar o nível de inteligência de uma cidade são: capital humano, coesão social, economia, governança, meio ambiente, mobilidade e transporte, planejamento urbano, conexões internacionais e tecnologia. Confira o ranking completo:

Binh Duong Smart City – Vietnã

O nome já diz muito: é uma cidade que está sendo construída para ser inteligente. O projeto é realizado pela companhia Becamex, especializada em “Smart Cities”, com a supervisão do governo local. O município será habitado por mais de um milhão de vietnamitas, e oferece Wi-Fi gratuito para todos, além de levar internet para as áreas mais remotas da região.

Ademais, todo o desenvolvimento e o dia a dia de Binh Duong será amparado pelo intenso trabalho de laboratórios tecnológicos e oficinas para desenvolvimento de inovações de maneira sustentável.

Curitiba – Brasil

A capital paranaense possui quatro polos tecnológicos e 12 incubadoras de empresas, de modo a se destacar pela capacidade de inovação, tecnologia e pela veia empreendedora, uma vez que os MEIs aumentaram mais de 17% em 2022. A “Cidade Sorriso” se notabiliza por ter 100% de sua região coberta por sinal 4G, pelo bom sistema de agendamento online de consultas médicas e pela transparência.

Município Regional de Durham – Canadá

Perto de Ontário, Durham se destaca pelas iniciativas inovadoras na área de tecnologia, criando plataformas e maneiras de conectar comerciantes e clientes, profissionais e estudantes para a realização de negócios e troca de experiências. Não obstante, projetos como o myDurham311 ou o Durham Greener Homes personalizam a informação de acordo com o que o cidadão busca no momento.

Fredericton – Canadá

O grande segredo de Fredericton é o diálogo. O processo de tornar a cidade inteligente foi baseado em reuniões virtuais com representantes de diversos setores da sociedade para definir prioridades no desenvolvimento do município para integrar o sistema canadense de cidades inteligentes. Dessa forma, os líderes comunitários compreendem a experiência, os desafios e as oportunidades de cada região.

Tendo a preservação da história, da natureza, da memória dos povos indígenas e o aumento da inclusividade no processo de tomada de decisão sobre a cidade como prioridades, foram disponibilizadas plataformas para compartilhamentos de ideias e informações sobre o modo que a tecnologia impacta o dia a dia de cada comunidade.

Nova Cidade de Taipei – Taiwan

Bem avaliada no ramo da educação, a Nova Cidade de Taipei é dotada de um sistema inteligente no qual são incentivadas as trocas de aprendizados entre as escolas, bem como o uso da gamificação para estimular os estudantes. O acompanhamento do desempenho dos alunos também é feito através de ferramentas inteligentes e plataformas de e-learning amigáveis aos usuários que vêm sendo criadas.

O projeto característico dessa cidade inteligente, no entanto, é a utilização da tecnologia Tangle para a criação de documentos de identidade digitais para evitar roubos, perdas e fraudes eleitorais. Além disso, os “Tangle IDs” facilitam significativamente o acesso a históricos de saúde e dados úteis dos cidadãos.

Prospect – Austrália

Localizada no estado da “Austrália do Sul” e habitada por somente 20 mil pessoas, a cidade de Prospect atraiu atenção global pelo seu ousado projeto de ser uma “Smart City”. A característica residencial da cidade, aliada ao centro comercial agradável pelas opções de restaurantes e compras por bom preço, tem atraído muitos novos moradores recentemente.

Assim sendo, Prospect desenvolveu um projeto de desenvolvimento baseado em startups e home office, aproveitando seu mercado interno aquecido e sua veia residencial, com foco nos setores de saúde, comunicação, segurança e defesa.

Sunshine Coast – Austrália

Sunshine Coast é um dos lugares mais bonitos do mundo, por conta de seus mais de 60 km de areias claras e praias paradisíacas. A região é agraciada com lagos, parques, baías e um sol inconfundível. É exatamente essa característica natural que permitiu a construção de uma fazenda solar responsável por gerar até 15 megawatts de energia e cobrir todo o consumo da cidade.

A região também disponibiliza Wi-Fi para todos e realiza grandes investimentos em tecnologias compatíveis com a internet das coisas, que promete melhorar a mobilidade urbana ao conectar o transporte, facilitar pagamentos de tarifas, aumentar a segurança no interior dos veículos, facilitar o controle do tráfego e oferecer melhores informações sobre o trânsito.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Curitiba no Brasil!!! E ela nunca teve governantes do PT…só basta olharmos com frieza e sem partidarismo que algo de estranho acontece no Nordeste! Temos gente trabalhadora, grandes empresas sem contar com as belezas naturais, melhores destinos turísticos, beleza sem igual em todos os cantos e uma pobreza que nunca acaba e os piores deficits educacionas!!!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade